Nome: John Howard Carpenter  
Idade: 69 anos
Ocupação principal: Diretor, roteirista e compositor
Marca Registrada: Compõe as próprias trilhas sonoras
Principais obras: The Thing/”O Enigma de outro mundo” (1982); Cristine/”Cristine – O carro assassino” (1983); Halloween / “Halloween – A Noite de Terror” (1978)

 

Conhecido pela composição sonora extremamente marcante de Halloween e responsável por grande parte da trilha sonora das sequencias, Carpenter não apenas dirige seus filmes como também compõe as suas trilhas sonoras. Inclusive tocou ao vivo no Hollywood Palladium em uma noite de Halloween, segue o vídeo da apresentação:

Talvez por ser filho de um professor de música, tenha influenciado de maneira tão genial em sua carreira. Além disso, John possui excelentes roteiros originais em sua filmografia, como “A Coisa” (2011) e “Halloween – O Início” (2007). Mas sua filmografia não para por aí, porque esse cara tem inúmeros créditos, tanto em quantidade quanto em diversidade de tipos. Possui 47 créditos como Trilha Sonora, 46 como roteirista, 32 como Diretor, entre outros como Ator, Compositor, Produtor e Roteirista, somando 402 créditos no IMDB até a data dessa publicação.

Página do IMDB de John Carpenter em 08/12/17.

Nascido em Nova Iorque, John Carpenter desenvolveu interesse simultâneo em cinema e música. No seu primeiro curta para um projeto de faculdade, ele já compôs a trilha sonora.

Enquanto ainda estudava na USC (University of Southern California), fez seu primeiro longa metragem, Dark Star, uma comedia de ficção cientifica. O filme mostra astronautas em uma missão para explodir planetas instáveis.

Seu próximo filme foi Assalto à 13ª DP, após Dark Star, John ganhou um orçamento limitado, mas carta branca para escolher o tema de seu filme. Queria um faroeste, mas por causa do orçamento limitado resolver escrever o filme como sendo uma adaptação moderna de “Onde Começa o Inferno” (1959) de Howard Hawks.

Mas foi “Halloween” (1978) que o inseriu no gênero do terror, onde está baseada a sua carreira. Carpenter sempre se mostrou muito versátil, nesse filme atuou como diretor, co-roteirista e compositor. Halloween se tornou um dos filmes independentes de maior rendimento de todos os tempos.

Cartaz de “Halloween” (1978)

Halloween abriu o caminho para uma onda de outros filmes slasher, criando um genero do terror, como Sexta-feira 13. Halloween também se tornou uma franquia de filmes, mas sem Carpenter na direção do restante das continuações. Ele apenas escreveu o roteiro de Halloween II (1981) e trabalhou na trilha sonora de Halloween II, Halloween III (1982) e Halloween IV (1989).

 

Indicações:

“Halloween – A Noite de Terror” (1978)

A estreia de Michael Myers (Tony Moran) no cinema. Myers é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes.

Halloween já passou pelo RDM no RDM Cast – #60 Halloween.

 

“Christine, O Carro Assassino” (1983)

Baseado em livro de Stephen King, conta a história de Arnie Cunningham (Keith Gordon) adora Christine, um carro modelo 1958 Plymouth Fury que não está em seu melhor estado. Decidido a restaurá-la a qualquer custo, Arnie dedica todo seu tempo para ela, o que faz com que se afaste dos amigos e da própria realidade. Leigh (Alexandra Paul), sua namorada, e Dennis (John Stockwell), seu melhor amigo, procuram o antigo dono de Christine e descobrem que o mesmo aconteceu com ele, antes de vender o carro. É quando eles chegam à conclusão que o único meio de resgatar Arnie é destruindo Christine.

 

“O Enigma de Outro Mundo” (1983)

Antártica, inverno de 1982. Na remota Estação 4 do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos estão 12 homens (cientistas e operários), que observam com espanto um norueguês tentar de todas as maneiras matar um cão, tanto que invade a estação e atira até nos americanos, mas é morto. O helicóptero, que trouxe o intruso, explode, matando os outros tripulantes e a razão daquilo fica sem explicação. Após isto o cachorro fica na base e os americanos começam a querer saber o que realmente aconteceu. O piloto de helicóptero J.R MacReady (Kurt Russell) se oferece para viajar até a base norueguesa e tentar achar alguma explicação. Chegando lá descobrem que o local foi destruído e descobrem um corpo mutilado, que parece de uma pessoa. Eles o levam para a base americana para ser estudado e só então surgem pistas do acontecido, pois o cachorro se transforma em uma terrível criatura que ataca os pesquisadores. Gradativamente concluem que estão diante de um alienígena, que pode se transformar em uma cópia exata das suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e a cópia assumir o lugar deles.

Também temos um RDM sobre o filme: RDMCast – #22 O Enigma de Outro Mundo – pior melhor título.

 

FILMOGRAFIA*

  • 2011 – Aterrorizada
  • 2006 – Master of Horror (Série) – Temporada 2 (episódio 5)
  • 2005 – Master of Horror (Série) – Temporada 1 (episódio 8)
  • 2001 – Fantasmas de Marte
  • 1997 – Vampiros de John Carpenter
  • 1996 – Fuga de Los Angeles
  • 1995 – A Cidade dos Amaldiçoados
  • 1994 – À Beira da Loucura
  • 1993 – Trilogia do Terror
  • 1992 – Memórias de um homem invisível
  • 1988 – Eles Vivem
  • 1987 – Príncipe das Sombras
  • 1986 – Os Aventureiros do Bairro Proibido
  • 1984 – Starman – O Homem das Estrelas
  • 1983 – Christine – O Carro Assassino
  • 1982 – O Enigma de Outro Mundo
  • 1981 – Fuga de Nova York
  • 1980 – A Bruma Assassina
  • 1979 – Elvis
  • 1978 – Alguém me Vigia
  • 1978 – Halloween – A Noite de Terror
  • 1976 – Assalto à 13ª DP
  • 1974 – Dark Star

John Carpenter possui 47 créditos como Trilha Sonora, 46 como Roteirista, 32 como Diretor, 19 como Ator, entre outras habilidades: http://www.imdb.com/name/nm0000118/

Compartilhe.