Ghost Master

Ghost Master
(‘ゴーストマスター’ [Gôsuto masutâ])
Data de Lançamento: 6/12/2019
Direção: Paul Young
Distribuição: SDP International Sales
Fantaspoa 2020

Grande vencedor do Fantasporto 2020, ainda no primeiro semestre desse ano, Ghost Master investe em uma narrativa metalinguística, assim como o excelente One Cut of the Dead (2017). A produção de um filme de romance cafona, “Hoje Eu Encontrei Um Anjo”, passa por algumas dificuldades. O ator principal e galã Yuya, que interpreta o protagonista Kazuya não consegue fazer a última cena e tem um ataque em pleno set de gravação.

As disputas entre ator e diretor se elevam. Yuya não entende a necessidade da última cena e pede à toda a equipe para que façam um “filme de verdade”. A confusão acaba sobrando para o assistente de diretor, Akira Kurosawa, que sonha em dirigir um filme em homenagem a Tobe Hooper. Ele escreveu o roteiro de Ghost Master, um filme de horror em homenagem a Força Sinistra e que tem como referências A Morte do Demônio (1981) e Vingador do Futuro (1990). Sua criação, porém, foi rejeitada pois faltava romance em sua história.

As humilhações a Kurosawa não param. Uma das atrizes, Mana, que é filha de um famoso ator de ação, lê o roteiro e recusa do papel principal, pois acredita que Kurosawa não possui nenhum talento. O assistente também escuta uma conversa entre o produtor e o diretor sobre o seu roteiro e como ele jamais será filmado.

Revoltado, Kurosawa sai correndo pelo set e tropeça no chão. Ele se machuca e um pingo de sangue cai no roteiro que estava em suas mãos. Isso é o bastante para trazer Ghost Master a vida. O roteiro possui o ator principal Yuya e, a partir desse momento, a produção se transforma em um filme de horror, mesmo contra a vontade da equipe.

Embora alguns efeitos de CGI incomodem um pouco, Ghost Master é uma excelente obra metalinguística. Suas referências a Tobe Hooper e Sam Raimi combinam muito com o humor irônico proposto. O filme se questiona sobre o próprio conceito de filme de horror e se há espaço para o romance nessas produções.