Nos anos 80/90 era bem comum as crianças assistirem filmes infantis na televisão a tarde em quadros como “Sessão da Tarde” na Globo ou “Cinema em Casa” no SBT.

Mas o que os filmes infantis dos anos 80/90 tem a ver com terror? Absolutamente tudo! Roteiros com duplo sentido, monstros, fantasmas, bruxas, torturas e castigos, eram coisas bem normais nesses filmes que passavam com faixa etária livre. Confesso quando criança tive pesadelos por anos com o David Bowie e o seu “Labirinto – A Magia do Tempo”.

Nesse tour, iremos revisitar alguns clássicos dessa época que você deve ter visto inúmeras vezes, mas iremos relatar também, o porquê ele é mais filme de terror do que infantil.

Ps.: Caso você tenha filhos, sobrinhos ou alguma criança perto, não recomendamos a exibição desses filmes a menos que você queira criar pesadelos nelas. 😉

Labirinto – A magia do tempo

(1986)

Sinopse: Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes, personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende.

Sua relação com o terror: Terror de infância de quem vos escreve, imagina uma adolescente perdida em um labirinto, sem os pais e com o irmãozinho bebe que estava tomando conta, raptado. Para salvar o irmão, ela é obrigada a enfrentar um labirinto bem maior que “O Iluminado” e muito mais confuso, com paredes que mudam de lugar e diversas armadilhas, encontrando criaturas pelo caminho que fazem enigmas que se não forem desvendados ela morrerá. Que filme infantil rouba um bebe, ameaça matar uma adolescente enquanto ela está trancada em um labirinto cheio de criaturas medonhas?

A Família Addams

(1991)

Sinopse: Quando um homem dizendo ser Funério, o irmão desaparecido de Gomez Addams, chega à casa dos Addams, a família está feliz. No entanto, Morticia começa a suspeitar que Funério é uma fraude, já que ele não consegue se lembrar de detalhes da sua vida. Com a ajuda do advogado Tully Alford, Funério consegue fazer com que o clã Addams seja despejado de sua casa. Gomez percebe que os dois homens estão conspirando para roubar a fortuna de sua família.

Sua relação com o terror: Para começar a família é formada por um mordomo Frankstein e uma mão decepada. Como se não bastasse para uma criança, o passatempo preferido da família é um jogo com o nome “desenterrar o morto” e outros jogos com assassinatos e mortes. Duvida que poderia ser um roteiro de terror? Mas a música continua sendo sensacional!

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada

(1995)

Sinopse: Gasparzinho é um fantasminha camarada que tenta gentilmente assombrar uma mansão no estado do Maine. Ele se apaixona por Kat, uma humana cujo pai tenta se comunicar com espíritos.

Sua relação com o terror: Tem fantasmas mals, fantasmas bons, casa assombrada e um estranho romance… além de uma mesa mediúnica com o pai da garota.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

(1971)

Sinopse: Um garoto pobre ganha o direito de visitar a fábrica de chocolates do excêntrico Willy Wonka. Acompanhado por seu avô e quatro crianças mimadas, ele vive aventuras inesquecíveis e aprende uma importante lição.

Sua relação com o terror: Apesar de seu lançamento ser um pouco mais antigo, de 71, assim como os demais filmes aqui, foi passado exaustivamente na televisão na década de 80 e 90, por isso faz parte da lista. O filme original, não o remake de Tim Burton, consegue ser bem mais terror com traços de psicodélia. Não apenas as crianças tem uma lição de moral, mas sim, são castigadas de maneiras bem estranhas pelo Sr. Wonka que ele mesmo é bem maluco. Com seu escritório pela metade, literalmente, o Wonka original não tinha a inocência e queria a aposentaria como no remake.

Gremlins

(1984)

Sinopse: Um inventor está à procura de um presente especial para seu filho, e encontra algo interessante em uma loja em Chinatown. O lojista fica relutante em lhe vender a pequena criatura, mas acaba aceitando, sob a condição de que ela nunca seja exposta à luz, água ou alimentada após a meia-noite. Naturalmente que todas essas regras são desobedecidas, o que resulta em um bando de monstrinhos descontrolados que decidem destruir a cidade bem na véspera do Natal.

Sua relação com o terror: Quem nunca quis ter um Gremlin quando criança? Mas realizem, é um bichinho adorável que se transforma em mostro quando alimentado após a meia noite, destruindo e comendo tudo a sua volta. Detalhe, ele é lindinho como um bebe, e suplica e chora para alimentá-lo mas você deve ignorá-lo totalmente após a meia noite. Além de virarem monstros, eles se multiplicam com ovos em suas peles como “Aranhas Assassinas”. Alguma similaridade com filmes de terror?

Jumanji

(1995)

Sinopse: Em 1869, dois garotos apavorados enterram um baú e, cem anos depois, o filho de um empresário descobre que dentro dele há um jogo chamado Jumanji. Quando começa a jogar com uma amiga, ele logo é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire cinco ou oito. Como na jogada seguinte ela é atacada por morcegos, em virtude de seu posicionamento no tabuleiro, o jogo é interrompido e ele imediatamente fica preso dentro de Jumanji. Mas, vinte e seis anos depois, duas crianças começam a jogar e uma acaba libertando-o. Porém, a única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida, mas para isto é preciso achar a participante da partida de 1969. Juntos eles enfrentam perigos, que surgem a cada jogada, e enquanto o jogo se desenrola a cidade se transforma em um caos, pois animais selvagens, plantas assassinas e até um caçador de pessoas saem do tabuleiro e vão permanecer enquanto o jogo não findar.

Sua relação com o terror: Sério que um jogo que vira real, destrói a cidade inteira, onde você pode morrer, e libertou um garoto que tem idade para ser seu pai, não te dá nem um pouquinho de medo? Achei bem pior que jogar Ouija!

Esses são só alguns exemplos de filmes infantis que nos criamos vendo mas que parecem e muito com roteiros de terror, mas claro tem inúmeros outros, bens estranhos que não foram citados como, “Labirinto do Fauno”, “História sem Fim”, “E.T”, “Convenção das Bruxas”… Vocês tiveram algum filme infantil que lhe causou pesadelos?

Compartilhe.