Pesadelo
(Rassvet)
Data de Estreia no Brasil: 26/05/2019
Direção: Pavel Sidorov
Distribuição: Karoprokat / Planeta Inform

Se em A Origem (2010) as pessoas entram nos sonhos, na Rússia os sonhos entram em você! Pesadelo é o primeiro filme do diretor Pavel Sidorov, que entrega uma obra muito bonita esteticamente, mas que peca no roteiro.

A história gira em torno de Svetlana (Alexandra Drozdova), uma jovem que, no dia de seu aniversário, presencia o suicídio de seu irmão, Anton (Kuzma Kotrelev). O passado dos irmãos é marcado pela morte da mãe em circunstâncias que não ficam claras. Sabe-se, porém, que a mãe tinha problemas para dormir e passou um período internada para tratamento.

Após a tragédia no dia de seu aniversário, Sveta passa a ter pesadelos recorrentes envolvendo seu irmão e sua mãe. A jovem acaba encontrando livros na casa de Anton que a levam até uma clínica de terapia do sono. A partir desse momento o filme apresenta sequências bastante interessantes. Uma série de eventos aleatórios realmente nos dá a impressão de que o filme é um pesadelo. Por vezes ele até flerta com o surrealismo. Destaque para as cenas em que a claustrofobia é explorada, em especial a que se passa em um túnel apertado. A câmera consegue trabalhar muito bem a falta de espaço e a fobia do personagem em questão.

Ao decorrer da história descobre-se que a mãe da protagonista havia se envolvido com um culto, cujo objetivo principal era trazer para o mundo um demônio dos sonhos. Infelizmente não foi dessa vez que vimos um Freddy Krueger russo. A criatura é conhecida como “o Sem Rosto”, também chamada de Husher pelos irmãos. Sua caracterização lembra a do Demogorgon de Stranger Things.

O ponto fraco é justamente o roteiro. O filme não consegue prender a atenção do espectador na trama principal. Ficamos mais envolvidos com o desenrolar dos pesadelos dos personagens do que com o mistério em torno do culto e as consequências da prática do sonho consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *