Temporada de premiações chegando ao fim e chega a hora das listas de apostas nos vencedores surgirem por toda a internet. Seja por sua temática relevante, narrativa única ou consistência ao longo da temporada de premiações, Get Out é uma verdadeira incógnita para aqueles que acompanharam a campanha do filme para a premiações. Em certos momentos não se confirmava a presença do filme na categoria de melhor filme, em outros Daniel Kaluuya era descartado na categoria de melhor ator e Jordan Peele iria amargar somente uma indicação a roteiro. O tempo passou e Get Out! não só se consagrou em prêmios importantes, como ainda conseguiu 4 indicações grandes ao oscar de 2018 (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original). A questão que fica é: Quais as chances de Get Out! no oscar?
Para analisarmos suas reais chances é necessários que passemos por alguns elementos importantes na empreitada de um filme ganhar prêmios da academia – e levarei em consideração principalmente o prêmio de “Melhor Filme”, mas passarei por suas chances nas demais categorias para que possamos entender essa possível (?) vitória.
Terro no oscar: O retrospecto do nosso gênero favorito no oscar já foi o centro de debate de um dos nossos RdMCasts, portanto não irei me deter muito nesse elemento. Embora não foque tanto sua campanha no Terror (com o diretor chegando a rejeitar qualquer forma de catalogar o longa), Get Out! inegavelmente possui elementos do horror e grande parte do público parece enxergar isso, o que fez com que se criasse uma certa expectativa quanto ao fim de um longo período sem que filmes de terror vençam o oscar. A última vez foi em 1991, com o aclamado O Silêncio dos Inocentes conseguindo arrebatar os prêmios principais mesmo tendo sido lançado em fevereiro nos Estados Unidos.
Este elemento acaba sendo extremamente dúbio para a força de Get Out!, se por um lado o vácuo de mais de 20 anos sem que um filme do gênero ganhe o prêmio principal pode demonstrar a clara rejeição que a Academia tem por Terror (filmes de gênero no geral tendem a sair perdendo, mas o Terror e a Comédia são geralmente mais prejudicados) por outro podemos observar que é justamente um ar de mudança que os membros da Academia procuram de emular na imagem pública, não só com a vitória de Moonlight ano passado, mas principalmente pelo recrutamento ativo de minorias como novos membros, ampliando a diversidade dos votantes. Seja como for, a questão do Terror até parece interessante a primeira vista, mas é inconclusiva tanto pela postura do diretor em categorizar o filme quanto pelo próprio retrospecto do gênero.
Lançamento prematuro e campanha:
Há um outro elemento que liga Get Out! com O Silêncio dos Inocentes, seus lançamentos. Get Out! também foi um filme de fevereiro nos EUA, o que comumente aponta para obras sem pretensões a grandes premiações. Contudo, Corra! veio forte por toda a corrida do oscar, vencendo prêmios importantes e sendo sempre lembrado como um dos melhores filmes do ano – algo parecido ocorreu com Dunkirk, também lançado fora da temporada de prêmios, mas o filme de Christopher Nolan é uma apoteótica narrativa de suspense e Guerra, tipo de filme que tende a se manter firme ao longo dos prêmios.
É importante perceber aqui a campanha sutil, porém inteligente que foi feita para sempre lembrarem do filme. Jordan Peele, diretor e roteirista do projeto, fez vários vídeos falando sobre curiosidades do longa e elementos na construção do roteiro (como o que pode ser conferido abaixo), participou de entrevistas, foi educado e engraçado, soltou final alternativo na internet, além de participar de ensaio fotográfico do Vanity Fair ao lado de Greta Gerwig como um nome do futuro cinematográfico, bem como da tradicional mesa redonda entre roteiristas no Hollywood Reporter, que não é escolhida pelas chances do filme no oscar (vide a presença de Darren Aronofsky no debate do roteiros e Angelina Jolie em direção), mas que sim pode solidificar a atenção das pessoas para o seu filme ao longo do ano – note como a campanha vai desde pessoas comuns do facebook que tem contato com pequenos vídeos até canais especializados que costumam ser acessados por fãs do cinema.
Este elemento traz um ar de estabilidade para o projeto que, pode não parecer, mas é primordial para o vencedor de melhor filme. A votação do oscar se dá por forma de “preferência”, no qual os votantes estabelecem cada um uma lista ranqueando todos os indicados a melhor filme. Assim, a partir de contas de um algoritmo bizarro que explicamos melhor no RdMCast – O Terror no Oscar, é muito mais importante que o vencedor não desagrade ninguém, sendo mais importante figurar em segundo ou terceiro lugar na lista de TODO MUNDO, do que em primeiro lugar em metade dos votantes e em último na outra metade. Corra! vem sendo colocado como um filme importante e inteligente, o que do ponto de vista de campanha para prêmios também é importante e inteligente, já que estabelece que este filme deve ser levado a sério como relevante e bem feito, o que inegavelmente o coloca no pódio principal das listas
Aclamação de público e Crítica: Levando tal elemento de não desagradar em consideração, é importante pensarmos além da campanha. Temos que entender se, de maneira geral, o filme tem tantos detratores quanto apaixonados defensores. É muito difícil mapear dentro da própria academia, já que todos os anos saem fofocas e entrevistas com indivíduos “anônimos” que dizem como a academia irá votar, criando todo o tipo de informação aleatória. Só para que possamos analisar rapidamente o perfil geral do filme (já que não só porque um indivíduo faz parte da academia que quer dizer que ele será um cinéfilo irrecuperável, fazendo este parte tanto de um grupo especializado quanto de público geral), peguemos a imagem do site rotten tomatoes abaixo:
É evidente a aprovação do público geral, ainda que para uma narrativa não convencional de sátira – o que é mais revelador ainda. Com 88% de aprovação do público, mostra-se que Get Out! é mais forte no âmbito de agradar do que desagradar as plateias, mesmo que coloque grande parcela dos espectadores em posições “desconfortáveis” dentro da estória – Peele afirmou que era uma preocupação dele a rejeição de pessoas negras por se verem como vítimas dentro de um filme, o que é muito difícil e doloroso, além de achar possível que brancos pudessem se sentir incomodados ao serem colocados como antagonistas. A nota do público (que é de 7.7 no IMDB, o que só reforça a aceitação do filme ao menos como um bom filme) com a alta nota da crítica especializada, 99% no rotten (e 88 no Metacritic), demonstra a aceitação mais geral do filme (que ainda possui 8.3/10 de nota média no site), o que culminou com a premiação no Critics Choice Awards de 2018.
Conquistando demais prêmios e indicações: A conquista do Critics Choice Awards de melhor roteiro original colocou Get Out! como um verdadeiro candidato na corrida ao oscar. Por ser escrito, dirigido e produzido por Jordan Peele, o prêmio de roteiro acabou por concentrar seus méritos em ao menos uma de suas atividades desempenhadas… E então, somando-se a estabilidade de apreciação do filme apresentada acima, o longa conseguiu ainda o prêmio do sindicato dos roteiristas (praticamente garantindo o oscar), um prêmio que representa os roteiristas, “braço” muito importante da Academia, é crucial para uma vitória maior (não podemos nos esquecer que Spotlight e Moonlight foram filmes que conquistaram apenas roteiro a temporada toda até vencerem em melhor filme no oscar).
A questão principal aqui (que se mostra um problema certeiro para Get Out!) é a falta de prêmios e indicações em outras categorias, visto que o único prêmio “seguro” da noite para o filme de Peele é roteiro, não sendo ele uma opção real em direção e nem Daniel Kaluuya como ator, possivelmente o com menos chance de vencer na categoria. A questão de indicação e prêmio de atores é importantíssima pois eles são representantes da maior parte da Academia (algo que dá força para filmes como Three Billboards), e Get Out! não possui chances algumas aqui. não ajuda também o fato de que o filme não foi indicado a montagem, já que o vencedor regularmente é indicado a melhor montagem – a exceção fica mesmo por Birdman, que teve sua montagem planejada na pré-produção e não na pós, o que fez com que a Academia não quisesse reverenciar montadores sem “liberdade criativa” ou qualquer coisa do gênero; É importante ressaltar também que, tirando o caso Birdman, a última vez que um filme venceu sem ser indicado a melhor montagem foi no oscar de 1980 (sim, 38 anos atrás).
Assim, a partir dos prêmios de roteiro no SAG e no CCA, pode-se dizer que Corra! tem a chance de aprontar uma de Spotlight com O Regresso espetáculo visual que ganhava direção e atuação em toda a temporada de premiação) e A Grande Aposta (esse venceu o sindicato dos produtores do seu ano) desse ano.
Chances dos demais concorrentes:
O que provavelmente vai impedir isso é a campanha muito mais forte e sólida de A Forma da Água e Três Anúncios Para um Crime. Filmes que foram lançados em festivais estratégicos para que fossem lembrados na temporada de premiação, ambas as obras conquistaram uma parcela de prêmios muito maior e tiveram indicação mais significativas (o filme de Del Toro tem 13 indicações). De fato, estes filmes possuem ainda um outro privilégio: o de serem reconhecidos como um “filme de oscar”.
Esta problemática pode até parecer bobagem, mas em levantamento com 14 novos votantes da Academia o portal Vulture levantou duas informações extremamente interessantes:
1 – Get out! não é considerado por membros mais velhos da Academia como “um filme de oscar”. Alguns dizem nem terem assistido ao longa, enquanto a parcela mais jovem dos votantes parece adorar o filme – além disso, rola há meses um boato de que estes membros mais velhos acreditavam já ter “feito sua parte” com temática social importante no ano passado ao consagrar Moonlight vencedor.
2 – Há alguns relatos de uma certa “pressão” não verbalizada de que se deve votar em pessoas que ainda não conquistaram prêmios.
Isso chama a atenção pois mostra que dentro da Academia Get Out! é mais divisivo do que se pode imaginar à primeira vista, além de apontar que (mesmo que Jordan Peele seja novato nessa história) o prêmio deve realmente ir para filmes como A Forma da Água, já que Guilhermo del Toro é um indivíduo muito querido por todos e está há 20 anos na indústria.
Contudo, há também o levantamento de outros especialistas que conversam com membros da Academia constantemente e acompanharam todas as mudanças de perspectiva dos últimos tempos. No gráfico abaixo podemos ver que A Forma da Água teve uma queda grande, que fez com que Three Billboards encostasse (o filme passou na frente) … Get Out! teve uma notável mudança e crescimento, solidificando-se como uma excelente terceira opção – o que é magnífico, já que Três Anúncios para um Crime já tem sua parcela de detratores e A Forma da Água parece estar em queda.
Conclusões:
- Get Out! ganhará melhor roteiro com toda certeza.
- Hoje o longa de Jordan Peele possui reais chances de surgir como uma terceira opção CASO os dois principais concorrentes se anulem (o que é difícil, já que não representam a mesma parcela de eleitores).
- Lady Bird e Dunkirk podem até terem chances de vencer e “atrapalhar” os planos dos demais. Mas ambos os filmes vem perdendo tudo na temporada de premiação e eu não ficaria surpreso caso Lady Bird saia de mãos vazias ou “roube” a estatueta de melhor atriz coadjuvante.
- Get Out! vencendo não se falará em como um filme de terror pode vencer o oscar, a própria campanha e debate em torno da película já deixou de lado a questão do gênero.
Confira abaixo alguns links de sites especializados e suas opiniões na corrida ao oscar:
https://awardswatch.com/2018/02/23/frontrunner-friday-stuck-in-the-middle-of-oscar-voting/
http://www.goldderby.com/