Estranhas Metamorfoses
(Xtro)
Data de Lançamento: 06/12/1982
Direção: Harry Bromley Davenport
Estranhas Metamorfoses é um filme britânico de ficção-científica e horror de 1982. O diretor tentou aproveitar o sucesso de obras como Alien, O Oitavo Passageiro (1979) e mesmo E.T.: O Extraterrestre (1982), que foi lançado no Natal daquele ano, porém com um baixo orçamento. Aliás, para se referir ao filme de Spielberg, o material de divulgação continha a frase “nem todos dos extraterrestres são amigáveis”.
A produção recebeu em 1983 o prêmio de melhores efeitos especiais do Fantasporto, um festival internacional de cinema fantástico que acontece anualmente na cidade de Porto, em Portugal. Temos um filme premiado, senhoras e senhores.
A música dos créditos de abertura deixa claro que se trata de uma ficção-científica espacial. A história começa com Sam e seu filho Tony brincando do lado de fora da casa. Em uma cena digna de Stanley Kubrick, o pai arremessa um graveto para o alto, a câmera acompanha o objeto até que ele explode e uma nave alienígena – se usarmos a imaginação – toma conta da tela:
Aparentemente era um sonho, ou seria uma memória? Logo ficamos sabendo que o pai de Tony sumiu há três anos, sem deixar rastros ou dar notícias. A mãe, Rachel, já está em outro relacionamento com Joe, que se frustra por não conseguir conquistar a afeição do garoto.
As coisas começam a mudar em uma determinada noite em que uma nave espacial chega na Terra. Ao mesmo tempo em que ela deixa um passageiro, Tony acorda e vai para o quarto de sua mãe – tadinho, o que ele viu com certeza o deixará traumatizado para o resto da vida.
A nave extraterrestre deixou um estranho ser no nosso planeta. Ele é realmente bizarro e muito perigoso:
Há uma cena desse filme que ficou muito famosa nos tempos do finado Orkut:
O alienígena mata violentamente o casal que o atropelou e, em seguida, vai para uma casa onde mora uma mulher. Ele a ataca e uma espécie de tentáculo sai de seu corpo e gruda na boca da mulher. Rapidamente ela fica grávida, muito grávida:
De sua barriga, sai o desaparecido Sam:
Ao mesmo tempo em que Sam dilacera suas vítimas e volta a sua forma humana, Tony tem uma espécie de ataque noturno e acorda coberto de sangue. O menino, no entanto, não possui nenhuma ferida. Para o médico, diz apenas que seu pai lhe entregou aquele sangue:
Um destaque para a personagem Analise que aparece do nada. Ela é a babá francesa de Tony e mora junto com a família. Ela realmente aparece do nada, sem qualquer introdução. Ela também não tem uma grande história, como veremos adiante.
Outro destaque para a cena em que Sam tenta telefonar para sua família, mas quando pega o telefone, ele derrete e fica em chamas. Não sabemos o motivo e não fica bem explicado quando seu toque é fatal e quando não é, mas esse é uma de suas estranhas habilidades adquiridas no período da abdução.
Sam volta todo estranho e aparentemente sem memória. Ele tem diversos atritos com o padrasto de Tony e come um ovo da cobra de estimação do filho. Tony, ao presenciar a cena, sai correndo assustado. É quando seu pai vai atrás e decide morder/chupar o ombro de seu filho em outra cena bastante bizarra:
A partir desse momento, Tony começa a desenvolver estranhos poderes. Ele percebe que pode não apenas mover objetos com a mente, mas dar vida a eles. Aparentemente objetos assassinos (como geladeiras e camisinhas) são quase regras nesses filmes, então o tanque de guerra de brinquedo e o boneco de soldado viram objetos fatais.
Rachel decide levar Sam para a casa do início do filme, onde foi abduzido, para ver se ele consegue lembrar de algo. O homem, porém, começa a ter mudanças em sua personalidade e em sua aparência. Feridas estranhas aparecem em suas costas e em seu rosto.
Enquanto isso, Tony perde completamente o controle com seus poderes mentais. O garoto mata dois vizinhos e a babá sem piedade. Junto à insanidade, passa a sofrer estranhas metamorfoses. A ligação entre pai e filho faz com que ambos percam sua humanidade no mesmo ritmo. Inclusive Tony repete uma das ações de seu pai:
É claro que um filme como esse não poderia deixar de nos apresentar cenas completamente sem nexo:
Um desfecho dramático aguarda a família, especialmente Rachel. Após mais uma visita da nava espacial, ela volta para casa e encontra ovos muito esquisitos mergulhados em uma gosma esverdeada:
A cena final deixa o espectador curioso para conferir Extro II – O Reencontro (1990) – sim, acrescentaram um “E” na tradução. A série foi finalizada em 1995 com Xtro-3 – O Massacre. Apesar do baixo orçamento e de algumas confusões de roteiro, Estranhas Metamorfoses (1982) é um filme muito interessante e vai agradar não só os amantes de ficção-científica como os apreciadores de um bom trash.