Spa Diabólico
(Death Spa)
Data de Lançamento: 01/12/1989
Direção: Michael Fischa
Como classificar este filme? Um tecno-slasher de assombração? Um filme de possessão demoníaca? Spa Diabólico (1989) une alguns subgêneros do horror e seus estereótipos dentro de um spa que também é um clube que também é uma academia que também é um ambiente controlado pela mais avançada tecnologia.
O diretor, Michael Fischa dirigiu Minha Mãe é um Lobisomem no mesmo ano. Há ainda a participação de Ken Foree, célebre por seu papel em Despertar dos Mortos (1972) e na série Kenan & Kel (1996-2000).
O letreiro do Star Body Health Spa queima, ficando somente Death Spa:
O filme começa com Laura, que após seu treino vai até a sauna úmida e, devido ao que aparenta ser um acidente, quase morre em decorrência do gás clorídrico que é expelido no ambiente. Depois descobrimos que ela é o interesse romântico de Michael, dono do clube. O spa é controlado eletronicamente por David, ex-cunhado de Michael. Ele é viúvo, sua esposa Catherine morreu há um ano. A relação de ambos possui vários atritos, mas o clube é uma paixão em comum.
Uma dupla de detetives vai investigar as condições do acidente de Lara. Enquanto estão lá, acontece um outro problema na piscina, o trampolim se solta no momento em que uma mulher está saltando. Coisas estranhas começam a acontecer em todo o clube. Michael encontra um feto de pássaro em seu escritório, os equipamentos não funcionam como deveriam e os membros estão assustados. Os sócios, Michael e Tom, não conseguem chegar num acordo. O primeiro quer suspender as atividades, o segundo quer esperar a festa à fantasia.
Uma das cenas mais originais acontece no vestiário feminino. Enquanto se banham no chuveiro coletivo, a água aquece a uma temperatura insuportável. Como se não fosse o bastante, os azulejos pulam da parede e atacam as mulheres.
Um homem morre enquanto fazia musculação. O aparelho aumenta o peso e o rasga no meio:
Laura volta do hospital com os olhos vendados, protegidos. Está temporariamente cega. Michael a convida para morar em sua casa e compartilha seus receios. Ele teme que sua esposa tenha voltado dos mortos. O dono do clube, então, procura um investigador paranormal.
Lá descobrimos que sua esposa, Catherine, teve complicações no parto que prejudicaram severamente sua coluna. Ela se matou ateando fogo a si mesma. O doutor Lido Moray sente sua presença e promete passar a noite no clube.
Outra aluna é eletrocutada sem dó no porão:
Ao encontrar seu corpo, o investigador paranormal morre, atacado pelo que parece ser o espírito de Catherine:
Michael passa a ver Catherine em sus sonhos. Ela pede que ele se una a ela na morte. Ele decide investigar o clube. No porão, encontra o relógio de seu sócio Tom. É revelado, então, que ele e sua esposa estavam sabotando o clube a fim de comprar a parte de Michael nos negócios. Essa revelação é completamente ignorada no resto do filme.
Em seguida, Michael leva os detetives da política atrás de David, que a essa altura está desaparecido. Roupas femininas são encontradas em seu quarto. Os policiais anunciam no rádio para todos ficarem atentos ao desaparecido.
Catherine voltou – ao que tudo indica. Ela sequestra Laura durante a festa e a prende na câmara de bronzeamento – lembram da franquia Premonição? – para que a moça frite eté a morte. Mas ela é salva por Michael antes.
É revelado que David foi possuído por Catherine, mas ela também controla o computador com a mente, como se fizesse parte dele. Ela é um espírito possessor high tech que quer que seu marido se mate. Algumas mortes são indecifráveis:
Após o resgate de Laura, tudo se volta contra os convidados e os funcionários. Tudo mesmo. Uma bartender tem a mão decepada pelo liquidificador. O detetive é… devorado (?) pelo freezer:
As comidas e bebidas começam a atacá-lo:
Para fechar com chave de ouro, um peixe congelado o mata:
Uma das moças é morta com a explosão do espelho:
Michael encerra a assombração dando um curto circuito no sistema. Porém vários dos convidados morrem sufocados pela fumaça e/ou pisoteados:
David/Catherine morre em chamas. Ou não. Quando o casal Michael e Laura, junto da detetive, chegam na sala de controle são atacados:
O filme encerra com o corpo carbonizado dando um último grito enquanto o olho explode por causa do calor. Um final poético.
Spa Diabólico (1989) é muito melhor do que eu esperava. Recheado de mortes criativas, uma história confusa e meio maluco, o filme entretém sem dificuldades.