Removeremos alguns dos episódios mais antigos de nosso feed. Abaixo explicamos o porquê desta decisão e onde vocês poderão encontrá-los

No agora longínquo dia 10 de Setembro de 2015, ia ao ar o primeiro podcast da história do República do Medo. O RdMCast # 1 trazia um animado bate-papo sobre Frankenstein, abordando desde o livro de Mary Shelley até as inúmeras adaptações cinematográficas da história. Acima de tudo uma conversa entre 4 pessoas que amavam o horror, tal episódio era acompanhado de uma esperança: que fãs espalhados pela internet dessem uma chance ao mais novo podcast a discutir nosso gênero tão querido.

De lá para cá, 5 anos se passaram e o RdMCast encontra-se em sua terceira formação de equipe. No total, sete pessoas já integraram a bancada fixa do República do Medo, de forma intermitente, além de vários colaboradores e um número ainda maior de convidados. Todas estas pessoas deixaram sua marca na história do programa, tendo a oportunidade de conversar um pouco sobre as diversas manifestações do horror na cultura, sempre acompanhados atenciosamente por um público extremamente caloroso, receptivo e paciente.

Nossos queridos ouvintes recepcionaram cada um dos novos integrantes como se já estivessem presentes há anos, e por isso lhes agradecemos imensamente. Nós da equipe atual do RdMCast (Thiago Natário, Gabi Larocca e Gabriel Braga), gostaríamos de deixar registrada nossa gratidão a todos e todas que compartilharam conosco seus gostos e experiências sobre o horror. Dito isto, a decisão que expressamos aqui não foi de forma alguma fácil, mas fruto de muitas reflexões e conversas que tivemos desde o início de 2020.

Prestes a completar 5 anos de história, o RdM chega em um ponto bastante peculiar de sua história: dos 4 integrantes originais da República, nenhum deles encontra-se presente no projeto atual. Mudanças de cidade, carreira e estudos foram as motivações dos que, em um momento ou outro, acabaram amigavelmente despedindo-se da República do Medo. O Thiago, atual integrante mais antigo do RdMCast, teve algumas participações no programa a partir do episódio 11, integrando fixamente a segunda formação da bancada a partir do episódio 66, lançado em 08 de Dezembro de 2016.

Por conta disso, decidimos coletivamente como terceira e atual bancada, que não podemos assumir crédito e tampouco responsabilidade pelo conteúdo dos episódios que foram gravados e lançados sem que nenhum de nós estivesse presente. Portanto, buscando evitar que o site seja imputável por qualquer tipo de afirmação de outrem ou que sejamos enquadrados em infringimento de direitos autorais, tomamos a difícil decisão de remover de nosso feed, e consequentemente do site, todos os episódios que não contam com a presença de pelo menos um membro da atual equipe.

Contudo, alocaremos todos estes episódios para um feed separado, a fim de dar a todos e todas que ainda não o fizeram a oportunidade de ver como era o RdMCast em seus primórdios. Todos os demais episódios a partir do 66 serão mantidos e, pelo menos por enquanto, não realizaremos nenhuma alteração de numeração. Em breve gravaremos uma espécie de novo episódio piloto, explicando esta numeração e definindo as principais características desta nova fase do RdM.

Por fim, ressaltamos que nossa decisão é motivada por precaução mais do que qualquer tipo de problema imediato, embora devamos admitir que recebemos alguns apontamentos com relação a piadas insensíveis feitas em alguns pontos dos episódios mais antigos. Julgamos necessário, então, esta realocação dos episódios para um feed separado. Ressaltamos que não desejamos apagar a história pregressa do RdMCast, apenas realizar adequações para o nosso momento presente, levando em conta as transformações pelas quais o site passou.

A você, querido ouvinte, querida ouvinte, que vem nos acompanhando desde o começo, deixamos nosso muitíssimo obrigado! A quem, porventura, esteja ainda no processo de conhecer o RdM, garantimos que iremos abordar novamente as pautas e assuntos abordados naqueles longínquos primeiros programas, nada será perdido. A todos e todas que nos ouviram e continuam a ouvir, agradecemos pela imensa paciência e carinho ao longo de todas estas transformações. Este projeto não seria um por cento do que é hoje sem seu apoio. Mais do que participantes, convidados ou colaboradores, os maiores responsáveis pela existência deste site e podcast são vocês. Vida longa a República do Medo!

 

 

 

 

 

Equipe RdM

6 respostas

  1. Entendi, e concordo com esta sábia decisão, gostaria apenas de informações sobre onde poderei ouvir estes episódios que foram retirados do feed principal, pois fiquei com curiosidade de ouvi-los. Obrigado! Amo vocês.

  2. Entendi a decisão e confesso que amo os primeiros episódios, pois abordam meus filmes favoritos. Nos informem quando este feed estiver pronto, aguardo ansiosamente.=]

  3. Bom dia equipe que amo muito. Ainda aguardo o “Fred separado” dos episódios antigos, anteriores ao episódio 66, deste que é, para mim, o melhor Podcast sobre filmes. Uma sugestão, a atual equipe, poderia abordar os assuntos já abordados nós episódios retirados, com o toque ‘mágico’ de vocês, ou seja, com abordagem mais histórica. Só um sugestão. Em breve meus amados, estarei me tornado mais um apoiador, pois conseguir um emprego. Bjs em todos, os amo!

  4. Ola, os episodios antigos ainda estão fora do ar? Gostaria de saber onde podemos encontrá-los.
    Beijos, amo todos voces!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *