O XIV Fantaspoa está ocorrendo através do serviço de streaming nacional Darkflix. É possível fazer uma conta gratuita no sistema para conferir os participantes do festival. Para ajudar com as escolhas, o República do Medo fez uma seleção de curtas que participam de um dos 9 programas do festival.
Rebooted (Dir. Michael Shanks, 13 min., 2019, Austrália)
Rebooted conta a história de Phil, um esqueleto de stop-motion criado nos anos 1960 para ser o vilão de um filme épico. Ele não consegue mais emprego e, para piorar a situação, descobre que há um reboot do filme que o fez famoso em produção. Uma das perguntas propostas pelo diretor poderia ser resumida em: “o CGI tem alma?”.
Carangueijo Rei (Dir.: Enock Carvalho e Matheus Farias, 23 min., 2019, Brasil)
Estrelado por Tavinho Teixeira (Clube dos Canibais, 2019), Caranguejo Rei apresenta Eduardo, um homem de negócios cuja empresa está passando por dificuldades. Algum erro foi cometido e deve ser solucionado rapidamente. Teria ele relação com a infestação de caranguejos? Assim como deve esconder os crustáceos, ele esconde sua misteriosa doença de pele. Um belo trabalho de maquiagem pauta as mudanças.
Les Monstres (Dir.: Leslie Carles, 16 min., 2019, França)
Curta francês sobre cinco amigos monstros que querem dominar o mundo. Enquanto traçam seus planos “maléficos” descobrem que são, na verdade, bonzinhos. Ao contatar um espírito ancião eles descobrem como realizar seu objetivo mantendo a bondade. Les Monstres é uma comédia com momentos sarcásticos e um final que se conecta totalmente à atual situação da internet.
#JÚRI (Dir.: Samantha Col Debella, 15 min., 2018, Brasil)
Samantha Debella imaginou uma amplificação do “tribunal da internet”, ou como diria Tom Zé, o “tribunal do feicebuqui”. Um homem assalta uma senhora idosa e ela acaba morrendo. Rapidamente ele é localizado e pessoas aleatórias são acionadas por um aplicativo de celular para serem juradas. Cada uma escolhe uma sentença e a população vota na que considera a mais justa. Assustador.
Carne Fresca (Dir.: Marcus Neto, 18 min., 2019, Brasil)
Realizado em Minas Gerias. Junior é um corretor de imóveis que tenta vender um apartamento de luxo. Ocasionalmente ele usa o local para os encontros que arranja em um aplicativo. Um deles, porém, pode ser seu último. Após combinar de encontrar com um homem misterioso, ele se vê em meio a um jogo doentio.
Perfect Body (Dir.: Jessica Puppo, 27 min., 2020, França)
Bayta é uma das mais famosas blogueirinhas do mundo, ou era. Eva, uma robô, está tomando seu lugar na mídia por ser a “mulher perfeita”. A humana passa a perder seguidores e, para piorar, é afetada por uma estranha condição, seu corpo começa a produzir uma substância viscosa. Se inicia, então, um processo de redescoberta do próprio corpo.
O Carnaval de Gregor (Dir.: Kiwi Bertola, 20 min., 2019, Brasil)
Gregor se fantasia de “nega maluca” no carnaval e passa a ser visto por todos como mulher. Ele sente na pele todos os horrores do machismo. É um curta que trabalha com temáticas mais pesadas, ele não é fácil de assistir. As atuações são muito boas e aumentam o clima de desconforto – e até mesmo desespero – de quem está assistindo.
Reflexo (Dir.: Joseph Claudio Merencio, 2 min., 2018, Brasil)
Garota desacordada recupera a consciência e percebe que houve um massacre em sua casa. Ela tem pouco tempo para fugir antes que o que quer que tenha causado tudo aquilo volte. De curtíssima duração, mas muito competente. Tem um interessante trabalho de maquiagem.
Hand in Hand (Dir.: Ennio Ruschetti, 4 min., 2019, Suíça)
Outra produção bem curtinha. Dois políticos devem apertar as mãos, mas as consequências desse ato são nefastas, e não apenas para os dois indivíduos envolvidos.
Del Otro Lado (Dir.: Facundo Nuble, 10 min., 2019, Argentina)
Quatro crianças brincam em um campo que é objeto de várias lendas locais. Dizem que quem lá adentra, jamais retorna. A brincadeira de esconde-esconde sai do controle e agora ninguém será capaz de encontrá-las. O elenco é composto por bons atores mirins que estão muito a vontade em seus papéis.
Your Monster (Dir.: Caroline Lindy, 15 min., 2019, EUA)
Laura retorna para a casa de seus pais após o término de um relacionamento de 3 anos. Ela acaba por descobrir que um monstro de sua infância retorna, mas ela não está do mesmo jeito que ela se lembrava. Aparentemente monstros não gostam de hambúrguer vegano.
#Pornovenganza (Dir.: Ignacio López Vacas, 11 min., 2019, Espanha)
A história se desenrola em uma tela de computador. Uma videochamada entre Laura e Dani é interrompida por um misterioso e-mail. No vídeo em anexo, Dani vê três pessoas sendo assassinadas. O final guarda uma surpresa.
Fondations (Dir.: Matthew Fournier, 10 min., 2019, Canadá)
Katie está reformando o porão de casa com a ajuda de seus amigos. Seu namorado chega e parece bastante incomodado com o fato. Ele fica mais nervoso quando descobre que eles querem cavar para checar a fundação da casa. O que eles encontram debaixo da terra é surpreendente.
Laura Hasn’t Slept (Dir.: Parker Finn, 11 min., 2020, EUA)
A fim de tratar de seu problema com pesadelos, Laura busca ajuda de um terapeuta. Sonhos podem matar? É isso que ela vai descobrir ao longo da estranha sessão. Parker Finn desenvolve um clima sólido de horror que nos deixa tensão aos menores movimentos de câmera.
Hands-Free [Senza Tenere Premuto] (Dir.: Paolo Strippoli, 13 min., 2019, Suíça)
Utilizado como cenário o layout do instagram, a narrativa se desenvolve através de stories. A trama é bem construída. Os momentos em que o stalker está agindo lembram cenas dos filmes gialli, em um formato não tradicional, é claro. É uma boa ideia conferir a produção pela tela do celular, para aumentar a imersão.
- Lembrando que os curtas ficam disponíveis na Darkflix e podem ser vistos gratuitamente até o dia 02/03/2020.