A Bruxa
(The Witch)
Data de Estreia no Brasil: 03/03/2016
Direção: Robert Eggers
Distribuição: Universal Pictures
William é excomungado de um vila na Nova Inglaterra junto de sua família obsessivamente religiosa – sua esposa Katherine, sua filha Thomasin, filho Caleb, os gêmeos Mercy e Jonas e o bebê, Samuel. Após dias de viagens encontram um lugar para construir sua nova morada, uma mata aberta bem de frente pra uma floresta, e é nesse ambiente sombrio sempre utilizados em filmes de terror começa nossa obra, A Bruxa.
Não espere jumpscare ou susto fáceis no filme, A Bruxa esta ai para mostrar uma proposta diferente do horror, mesmo que estejamos acostumados a filmes onde a família é atormentada por algo seja ele sobrenatural ou não, a obra nos leva para uma questão bem mais densa e visceral, os laços entre os membros da família ou a falta deles. Laços esses muito bem reproduzidos pela atriz Kate Dickie como Katherine, a mãe das crianças. Sua diferença no tratamento entre os filhos e ações devido aos acontecimentos roubam cenas e fazem o telespectador escolher lados.
O filme se torna claustrofóbico e a floresta vai te consumindo aos poucos, esse é um tempero essencial que faz o telespectador comum esquecer a fome por clichês e começar a se questionar sobre o que acontece naquele lugar é real ou não. O estreante diretor, porém talentoso, Robert Eggers estudou durante anos o julgamento de bruxas e contos para transformar A Bruxa num terror diferente que pode parecer fraco no seu primeiro ato, mas até o fim ele irá te mostrar que nem todo filme de horror precisa usar os mesmos elementos.