As Fábulas Negras
Data de Lançamento: 24/01/2015
Direção: Joel Caetano, José Mojica Marins, Petter Baiestorf e Rodrigo Aragão
Distribuição: Fábulas Negras
Antologia de horror, As Fábulas Negras apresente um grupo de quatro crianças que embarca numa aventura macabra atravessada por personagens folclóricos brasileiros, como por exemplo, monstros no esgoto, o lobisomem, a loira fantasma e o Saci-Pererê. Nesse longa, se reúnem quatro importantes nomes do terror nacional: Rodrigo Aragão, Petter Baiestorf, Joel Caetano e José Mojica Marins, nosso eterno Zé do Caixão.
O Monstro do Esgoto, de Rodrigo Aragão, é o primeiro segmento dessa antologia. Um prefeito antiético deseja depositar o esgoto no mangue, uma solução mais barata do que o investimento em infraestrutura adequada. Em um momento de chamado da natureza, temos uma cena típica do estilo do diretor: boa maquiagem, sangue jorrando e um humor macabro. Aliás, esses três elementos permeiam toda a história. O monstro não decepciona e faz a sua aparição.
Pampa Feroz é dirigido pelo catarinense Petter Baiestorf. É uma história de lobisomem. A tradição gaúcha, com direito à costela de chão, é atravessada pelo sobrenatural. Desde o início ficamos curiosos com o visual da criatura. O lobisomem imaginado aqui é diferente do que estamos acostumados. Ele possui um rosto sem pelos, lembrando o de um morcego. O final aguarda uma surpresa. Uma curiosidade: O coronel cita madame Úrsula, personagem de Mar Negro (2013).
O segmento de José Mojica Marins é O Saci. O bambuzal é sua casa, deve-se tomar cuidado. Na história, uma jovem acaba se atrasando na tarefa de ir buscar leite, e fica no bosque após o anoitecer. O saci de Mojica passa longe do ser simpático do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ele é um verdadeiro monstro. O renomado diretor ainda faz uma ponta como pastor exorcista. Como em outros de seus filmes, ele trabalha muito bem com a questão da religiosidade e crendices populares.
Joel Caetano foi o responsável por dar vida à Loira do Banheiro, lenda onipresente nas escolas brasileiras. A história começa com a morte da aluna de um internato. Teria ela se suicidado ou há algo de sobrenatural no banheiro? O segmento de Caetano é bem sombrio e possui um excelente trabalho de maquiagem. A ambientação do internato, o jogo de luz e sombra e, é claro, a loira fazem jus à lenda urbana.
Rodrigo Aragão dirigiu mais um curta da antologia, A Casa de Iara. A moça está infeliz com o seu casamento. Um dia, ela recebe a visita de uma criatura demoníaca que a conduz à uma cachoeira, onde seu marido está a traindo. Ela decide se vingar dos dois. Em se tratando de Aragão, é óbvio que essa vingança não seria algo banal. O destaque fica com a criatura que tem um visual excelente. Os pelos no corpo e o chifre de bode causam um bom impacto.
As Fábulas Negras possui 5 ótimos segmentos. O filme diverte, assusta, cria tensão e trabalha com a cultura popular brasileira. O formato de antologia aliado à temática era um sonho antigo de Aragão. Conseguir reunir os outros três diretores, tendo ainda por cima o grande José Mojica Marins, foi um feito notável. Todas as histórias possuem uma grande qualidade técnica e artística. É um título obrigatório para os amantes do horror nacional.