Influência

Influência
(La Influencia)
Data de Estreia no Brasil: 11/10/2019
Direção: Denis Rovira
Distribuição: Netflix

Há tempo se sabe que a maioria das pessoas possui uma boa relação com suas mães, mulheres estas que lhe deram a vida e que vivem preocupadas com nossa saúde mental e física, além claro, de nossa felicidade. Entretanto não é novidade para ninguém que nem sempre é assim que acontece. Do abandono ao abuso físico, psicológico e moral, existem mães que apesar de darem a luz a seus filhos, jamais consegue lhes dar amor e o carinho necessário. Pelo contrário. Fazem questão de tornar suas vidas em um verdadeiro inferno, alimentando nossos medos, paranóias, e causando traumas eternos que jamais nos livramos. Esse é exatamente o caso presente no filme Influência, filme espanhol de terror sobrenatural lançado pela Netflix para tentar continuar agradando e conquistando o gigantesco público fã do gênero que costuma se deliciar com obras do catálogo da distribuidora, incluindo suas cada vez mais frequentes produções originais.

Na história que se segue, acompanhamos Alicia, que acaba de voltar, junto com sua filha e seu marido, para a casa onde cresceu, ajudar sua irmã a cuidar da mãe que está em coma. Porém tudo piora quando uma força sobrenatural do passado volta a atormentar Alice e agora ainda coloca em risco a vida de sua família.

Através de algumas cenas bem dirigidas, o filme cria facilmente tensão no espectador, que desde os primeiros minutos já se vê diante de uma experiência sombria e misteriosa. Inclusive, a ambientação aqui é muito bem construída com uma ótima iluminação de cores verdes e vermelhas que ajudam a criar o desconforto e a antecipar os desastres prestes a ocorrer. Além da fotografia, quem também merece mérito é a direção de arte por trazer nos mínimos detalhes objetos minúsculos e móveis antigos que constroem o perfeito cenário de uma casa amaldiçoada por seu passado e pelas pessoas que ali vivem.

Entretanto a história perde força por não nos apresentar de forma satisfatória seus personagens e a relação entre eles. Por dar tanta atenção às cenas assustadoras (inclusive com alguns sustos previsíveis), o enredo acaba por esquecer daquilo que mais nos faz ter vontade de acompanhar uma trama: a empatia pelos personagens. A protagonista, embora em alguns momentos seja salva pela boa interpretação da atriz Manuela Vellé, parece não ter identidade suficiente para fazer de sua personagem algo novo, único, que mereça nossa atenção naquele meio familiar problemático.

Como se não bastasse, Influência ainda conta com problema sérios de verossimilhança e até furos de roteiro dentro do próprio universo sobrenatural que criou. O filme perde credibilidade por nem se esforçar para trazer ao menos 20% mais originalidade do que de fato traz. Com um contexto embaralhado (da pior forma), um enredo previsível na maioria das vezes, e personagens preguiçosamente elaborados, a obra não consegue sustentar o interesse do público com suas poucas qualidades, e acaba facilmente caindo no limbo de produções de terror esquecíveis do ano.