Uma História Cabeluda
(Maskhare Baz [‘مسخره باز’])
Data de Lançamento: 09/10/2019
Direção: Homayoun Ghanizadeh
Fantaspoa 2020
Uma História Cabeluda é uma comédia dramática iraniana. Ela se passa inteiramente dentro da barbearia de Kazem Khan, onde trabalham Danesh e Shapour. O primeiro foi encontrado ainda bebê nos braços de uma moradora de rua morta. Ele sonha em ser ator e passa o dia ensaiando. O segundo é um ex-preso político que continua indignado com a situação do país.
Danesh é responsável pro cortar cabelos, lavar as cabeças e varrer o salão. Ele joga todos os cabelos dentro de um poço que dá diretamente no mar. Sua vida chega a ser angustiante de tão repetitiva. Os dias se passam como que em looping. Tudo muda quando um homem que trabalha no teatro, Manfered, diz estar comprando cabelo para fazer perucas. Danesh vê aí uma oportunidade de ingressas do mundo da arte.
O barbeiro passa a buscar cabelos para a venda. Primeiro ele corta os longos cabelos de um homem que entrou no exército. Manfered compra o cabelo e fica animado, pois, após uma análise, afirma que o material era proveniente de uma cabeça feminina, assim sendo, era mais valorizado. Isso desencadeia um desejo assassino em Danesh, que passa a assassinar moradoras de rua e raspar seus cabelos.
Tudo dá errado quando Shapour decide entrar na vida de crime. Há ainda o inspetor Kiani, que busca incansavelmente irregularidades no estabelecimento, que chama de salão de beleza, para ira do dono, Kazem Khan. Inicia-se então uma investigação que se atravessa em meio ao mundo de ilusões de Danesh.
Uma História Cabeluda é um filme de ritmo mais lento. Ganhou prêmios pela atuação de Ali Nassirian como Kazem Khan e pelos efeitos visuais. A produção coloca em debate os limites entre o real e o imaginário no cinema. É difícil diferenciar esses dois âmbitos, pois quem narra é justamente Danesh, que vive preso em suas próprias ilusões.