A Caçada

A Caçada
(The Hunt)
Data de Lançamento: 11/03/2020
Direção: Craig Zobel
Distribuição: Universal Pictures

A Caçada (2020) é mais um filme fruto da parceria da Universal com a Blumhouse – que rendeu o excelente O Homem Invisível (2020). O filme não chegou a passar nos cinemas brasileiros. A história coloca membros de uma elite branca de esquerda caçando conservadores racistas, homofóbicos e machistas que destilam seus preconceitos e teorias da conspiração nas redes sociais.

O filme tinha estreia marcada para o segundo semestre de 2019, porém, devido a casos de tiroteios nos EUA e de uma inflama crítica de Donald Trump, a Universal adiou a estreia para março deste ano. Trump afirmou que os verdadeiros racistas são os que criticam o racismo (?). Lendo os comentários da postagem do presidente estadunidense entendemos melhor o contexto da produção do filme.

Os caçadores são, em sua maioria, brancos ricos militantes de internet. Eles se acham moral e intelectualmente superiores à maioria da população. Entendemos um pouco melhor suas motivações quando matam um homem e as últimas palavras do assassino são: “o aquecimento global existe”. Outra morte é justificada pela probabilidade de o caçado ter postado algo racista no twitter.

Os “vilões” do filme são representantes de um politicamente correto irritante e soberbo. O casal de idosos Julius e Miranda representa isso muito bem. Após massacrarem alguns dos caçados, o homem abre um refrigerante, ao que sua esposa grita “não beba isso, é veneno!”. Ele questiona se ela teria envenenado os refrigerantes: “Não, mas ele tem 43% de açúcar!”.

A principal, Snowball (Betty Gilpin), só aparece após os primeiros 25 minutos de filme, o que cria uma tensão interessante, pois somos constantemente frustrados pelas mortes de possíveis protagonistas. Snowball é uma personagem muito interessante. Suas ações não seguem os estereótipos dos filmes de “caçada humana”. Porém, A Caçada está longe de ser um filme inovador.

A cada novo personagem apresentado somos introduzidos a suas opiniões polêmicas e preconceituosas, o que torna bastante difícil a empatia. Percebemos que todos ali tem seus grandes defeitos e desvios de caráter. Ninguém “presta”. Talvez só Snowball se salve, mas não conhecemos ela o bastante para saber.

A Caçada se apresenta como uma comédia cínica que ataca os extremistas de internet, porém falha em realizar uma crítica mais profunda. O roteiro é bastante superficial, as frases emitidas por ambos os lados são jargões genéricos que lemos quotidianamente nas redes sociais. Apesar de ser uma crítica rasa, o filme consegue prender o espectador e conta com a excelente atriz Hilary Swank.