Bulbbul

Bulbbul
Data de Lançamento: 24/06/2020
Direção: Anvita Dutt
Distribuição: Netflix

Os contratos da Netflix com diretoras indianas estão dando ótimos frutos. Anunciado em novembro de 2018 como uma das 9 produções indianas originais do serviço de streaming, Bulbbul (2020) é o primeiro trabalho de direção de Anvita Dutt, que também assina o roteiro. A diretora estreante é uma veterana de Bollywood. Já escreveu alguns roteiros e diversas letras de músicas que embalam os filmes indianos.

A história de Bulbbul, a protagonista do filme, começa em 1881, em Bengala, quando ainda é uma criança. Somos transportados para o dia de seu casamento arranjado. Quem a espera no altar é outra criança, Satya, porém ele apenas representa seu irmão adulto, o verdadeiro marido.

Durante a viagem, o menino conta para Bulbbul a lenda da bruxa que mora na floresta próximo a casa onde moram. Ela tem longos cabelos, pés virados para trás e anda sobre as copas das árvores. Ela se alimenta do sangue de outras pessoas. É a amizade com Satya que ajuda a protagonista a lidar com a mudança de realidade.

20 anos depois a dinâmica da casa mudou. O marido de Bulbbul foi embora e seu irmão gêmeo foi morto, supostamente pela bruxa. Satya retorna para a casa após 5 anos e se assusta com as mudanças. Inclusive sua amiga já não é mais a mesma. A disputa entre ela e a cunhada, viúva do gêmeo de seu marido, é intensificada. Para agitar ainda mais o dia-a-dia, Satya tem crises de ciúmes do novo amigo de Bulbbul, o doutor Dinkar. A realidade é que Bulbbul e Satya nutriam uma paixão secreta e proibida.

Homens da vila começam a aparecer mortos. O povo culpa a bruxa, mas Satya começa a suspeitar do novo amigo de sua amada. Inicia-se uma investigação motivada pelo ciúmes. A revelação final não é surpreendente, porém é muito bem construída.

O filme conta com um roteiro simples. Flashbacks nos são apresentados aos poucos como pistas para a revelação final. A direção de fotografia acertou muito no uso do filtro escarlate para a floresta. Ele conecta a lenda da bruxa às violências sofridas por mulheres na história. A bruxa, que aparece sob a lua avermelhada, mata os homens agressores sem piedade.

Bulbbul (2020) pode parecer estranho à primeira vista ao público brasileiro por conta de um distanciamento cultural, porém é um filme com muitas qualidades. Anvita Dutt consegue discutir muito bem a questão do machismo e faz uma crítica à sociedade patriarcal ao mesmo tempo em que nos apresenta um bom filme de horror.