Cinefantasy 12 | O Porão

O Porão
(지하)
Direção: Choi Yang Hyun
Data de Lançamento no Brasil: 09/09/2021
Cinefantasy 12

Uma família se vê confinada no porão de casa após um ataque nuclear. As instruções do governo são de que o confinamento tem de durar duas semanas, contudo, novos acontecimentos estendem o período de isolamento e o trio de personagens precisa se organizar para sobreviver. A trama tem uma ligação muito grande com o atual momento de pandemia e consegue explorar bem a ansiedade de estar confinado.

O primeiro ato – quando do primeiro  confinamento – é um pouco monótono. Os problemas iniciais não nos parecem tão graves quanto os personagens fazem parecer. Aos poucos vamos entendendo melhor as dificuldades. A partir do segundo confinamento o filme engrena melhor. Os dramas se potencializam, assim como os perigos.

A atmosfera é extremamente claustrofóbica. O porão que dá nome ao título é pequeno. Ele é o único ambiente que aparece ao longo da história, todas as informações adicionais ficamos sabendo por meio do rádio ou do celular que deve ser usado com parcimônia, pois não há energia elétrica.

Embora não seja um filme de longa duração – O Porão tem um total de 92 minutos – alguns cortes fariam bem à produção, ou então, uma maior exploração do potencial dramático da situação. A experiência vivida pela família protagonista possui muitas similaridades, guardadas as devidas proporções, com nossa própria experiência de confinamento.

O ponto forte, sem dúvida, são os atritos na relação familiar que surgem ao longo do período de convivência forçada. Cada um deve lidar com suas próprias ansiedades e auxiliar o outro com suas questões. Isso não é algo nada fácil e o roteiro escrito a seis mãos – Lee Jieun, Hong Junseong e Choi Yang Hyun – consegue trazer isso para a tela.