Crítica | O Lobo de Snow Hollow

O Lobo de Snow Hollow
(The Wolf of Snow Hollow)
Data de Lançamento: 09/10/2020
Direção: Jim Cummings
Distribuição: Orion Classics

Segundo longa de Jim Cummings, O Lobo de Snow Hollow (2020) também é escrito e estrelado pelo artista multitarefa e produzido pela XYZ. Custando em torno de dois milhões de dólares, o filme apresenta uma história de lobisomem com algumas particularidades. Infelizmente a premissa inicial de uma investigação se torna mais distante a medida que o roteiro avança. Ainda assim, não chega a ser um filme ruim.

Jim Cummings vive John Marshall, um policial que enfrenta o alcoolismo, vive um divórcio turbulento e tenta se reconciliar com a filha de 17 anos. Tudo isso ao mesmo tempo em que uma série de assassinatos choca a pequena cidade de Snow Hollow. Com referências a Fargo (1996), o diretor e roteirista tenta construir um clima satírico, mas não convence o espectador.

Robert Forster, que faleceu em 2019, aparece como o antigo xerife que volta à ativa por conta dos assassinatos violentos. Esse foi o último papel do ator, a quem o filme é dedicado. Ele também é o pai de John Marshall e está em constante embate com o filho, que tenta protegê-lo dos estresses da investigação por conta de sua saúde já debilitada.

A maior parte dos atores atua como se estivesse em uma comédia, o que poderia funcionar muito bem se o restante do filme puxasse para esse lado. Infelizmente, a impressão que fica é a de uma dessincronia entre atuação e roteiro. O protagonista vivido pelo diretor acaba se tornando um personagem antipático, com o qual estabelecemos pouca ou nenhuma ligação.

Em seus rompantes de raiva, vemos que o roteiro busca comparar os problemas de John, sobretudo sua doença, com a questão do lobisomem. É um ponto interessante do roteiro que poderia ter tido um maior tratamento. Outro ponto fraco acaba sendo a investigação, pois o diretor optou por centrar a narrativa em seu personagem, retirando o suspense e a expectativa em relação à investigação policial.

Um ponto forte é o desfecho. A solução para o lobisomem é bastante interessante. Pode decepcionar alguns, porém considero muito válida a sua originalidade. A reviravolta funciona. Devemos destacar também o belo trabalho de fotografia, que soube trabalhar bem com a neve e a lua cheia. Além disso, a expectativa a respeito da aparência do lobisomem foi bem construída. A criatura não aparece nas primeiras mortes e, quando finalmente aparece, não decepciona.

Trata-se de uma produção mediana. O Lobo de Snow Hollow (2020) é um daqueles filmes com grande potencial mas que se perde ao querer focar em um drama pessoal que não nos comove. A comédia aparece fora de tom o que causa um grande estranhamento. Ficam os elogios finais às cenas de ação. Não se tratando de um filme tradicional de lobisomem, O Lobo de Snow Hollow (2020) nos deixa a dúvida se o ímpeto de inovação é algo sempre positivo.