Todos os Meus Amigos Estão Mortos
(Wszyscy moi przyjaciele nie żyją)
Data de Lançamento no Brasil: 03/02/2021
Direção: Jan Belcl
Distribuição: Netflix
O primeiro longa do diretor polonês Jan Belcl abre com um cenário típico dos filmes slasher: uma casa cheia de jovens mortos. Esse, porém, é apenas o pretexto. Todos os Meus Amigos Estão Mortos (2021) é uma comédia macabra e um dos mais recentes lançamentos da Netflix. A produção não é propriamente de horror, mas como dialoga com o subgênero, merece uma crítica em nosso site.
O ponto de partida é uma investigação policial que não leva a nada. De fato, nos perguntamos se realmente havia necessidade das duas cenas com a dupla de policiais. As cenas não acrescentam em nada e são menos engraçadas que o restante do filme. A história sobre o que aconteceu naquela festa de ano-novo é o foco de nossa curiosidade.
De início o anfitrião apresenta cada um dos convidados. Todos os personagens são estereótipos de filmes de horror, o que os torna facilmente identificáveis. Há, inclusive, uma final girl, mas ela está longe de ser a protagonista. O diretor consegue dividir muito bem os núcleos, não sentimos qualquer necessidade de saber mais sobre este ou aquele personagem em específico.
Um morte acidental é o que inicia toda a tragédia. Jan Belcl aposta naquele humor macabro com bastante sangue e sexo. Todos os presentes na festa são irresponsáveis e levam a um desencadeamento de ações inacreditável. As consequências são brutais, todos – e isso não é spoiler, pois está no título do filme – morrem de alguma forma peculiar. A graça é justamente observar esse desenrolar.
Alguns momentos de drama poderiam ser encurtados, mas mesmo se pegarmos eles, não há nenhuma cena “gratuita”, à exceção das duas com os dois policiais. Tirando essas cenas, todos os outros acontecimentos geram consequências visíveis, então o filme não perde o seu ritmo. Os atores claramente estão se divertindo em seus papéis, o que deixa tudo mais engraçado.
Todos os Meus Amigos Estão Mortos (2021) é uma ótima comédia para aqueles que querem ver algo mais macabro. O objetivo do diretor não é passar uma mensagem ou revolucionar qualquer coisa. A produção tem apenas um direcionamento: a diversão com doses de nonsense.