Don’t Let Them In

Don’t Let Them In
Data de Lançamento: 03/03/2020
Direção: Mike Dunkin

Don’t Let Them In (2020) é um atípico filme de isolamento e invasão, primeiro longa-metragem de Mike Dunkin, que dirige e roteiriza a produção. O material de divulgação promete uma mistura de Você é o Próximo (2011) e Uma Noite de Crime (2013). Apesar de o roteiro ir além do que esperamos, Don’t Let Them In (2020) não atinge o mesmo nível dos filmes com os quais pretende se relacionar.

Na história dois assistentes sociais, Karl (Aidan O’Neill) e Jenna (Michelle Luther), vão até uma pequena e distante vila atrás de David, um dos homens que deveriam atender. Ele herdou uma casa que era um antigo orfanato e vive no local sem qualquer assistência. Assim que os assistentes sociais chegam, o homem está completamente perturbado e os ameaça para que não saiam do local, pois há perigo do lado de fora.

A primeira hora de filme segue um ritmo lento e pouco atrativo. O percurso de carro de Karl e Jenna poderia ter sido menos explorado, deixando mais espaço para a construção da tensão. As cenas internas nos entregam uma fotografia bonita e sombria, que combina com a atmosfera da história.

Logo no começo da ação temos a primeira virada de roteiro. Ela é realmente muito interessante, pois nos entrega uma trama que não é comum a filmes de invasão. A virada lembra a de Um Drink no Inferno (1996), pela mudança na condução da trama e na temática.

Infelizmente o roteiro não se satisfaz com apenas uma virada e inclui uma outra que não surpreende em nada o espectador. O desfecho do segundo ato é previsível e não empolga, o filme cai em qualidade, não apenas de roteiro, mas também técnicas.

Ao longo do terceiro ato temos a impressão de que o diretor se perdeu. O roteiro que prometia uma originalidade, se perde em clichês exagerados. O filme acaba lembrando um pouco diálogos presentes em O Mundo Sombrio de Sabrina (2018-), porém sem o mesmo refinamento.

Prometendo uma renovação dos filmes de isolamento e invasão, Don’t Let Them In (2020) acaba se perdendo em meio a estereótipos de diferentes subgêneros do horror. Apesar da reviravolta muito interessante, o filme não consegue manter o roteiro e acaba por entregar um desfecho sem sabor.