A Praia do Fim do Mundo
Direção: Petrus Cariry
Data de Lançamento: 21/04/2022
País: Brasil
Fantaspoa 2022
O avanço das águas do mar e o seu impacto na vida de Helena é o tema do filme de Petrus Cariry, A Praia do Fim do Mundo (2022). Contando com uma fotografia em preto e branco e tela quadrada, o longa possui um visual impactante, que muito combina com a profundidade do roteiro. Com clima melancólico, o longa aborda questões sociais importantes.
A casa já viu dias melhores, mas dona Helena segue firme vivendo nela. Alice, sua filha, tenta convencer a mãe a vender a residência, por conta do perigo que o mar representa. Ela acha que a casa não aguenta outro ano de ressaca, mas Helena se mantém firme e defende que a casa foi construída com material de qualidade. Ela claramente é apegada à casa e às memórias.
As memórias, representadas pelas ruínas, foram todas tomadas pela força das águas. Alice e sua amiga lembram dos tempos de infância, em que a praia tinha vida, um tempo em que o mundo era outro. A urgência, agora, exige a mudança.
A narrativa se estabelece de forma lenta. Cariry não apressa as coisas, não atropela nada. Essa maneira de conduzir a história auxilia na imersão do espectador. Os personagens, por vezes, falam diretamente com a câmera. O diretor consegue nos conectar à praia. O desastre é iminente, mas Helena resiste. Seria apenas teimosia?
É impossível não notar a inspiração em O Farol (2019). Há um toque de horror cósmico que fica cada vez mais presente quando o filme se aproxima do final. A Praia do Fim do Mundo (2022) é um longa excelente que mostra uma incrível capacidade por parte do diretor. Tudo é muito bem acertado, muito bem colocado. Uma verdadeira obra de arte.