Duas Bruxas
(Two Witches)
Direção: Pierre Tsigaridis
Data de Lançamento no Brasil: 21/04/2022
País: EUA
Fantaspoa 2022
Primeiro longa do diretor Pierre Tsigaridis, Duas Bruxas (2022) divide-se em três partes, sendo dois capítulos e um epílogo. A narrativa maior conta a história do legado de uma bruxa que é passado à sua neta. Mas são nas histórias específicas que o horror acontece – e acontece mesmo. A produção estadunidense já valeria a pena pela bela fotografia, mas o diretor entrega muito mais do que isso.
Com um excelente trabalho de iluminação, Duas Bruxas sabe construir um clima de pesadelo. É isso que acontece no primeiro capítulo. Conhecemos Sarah, uma jovem grávida que, um dia num restaurante, percebe que uma senhora a está encarando fixamente. A moça começa a suspeitar que foi amaldiçoada. Uma conhecida tenta ajudá-la com um tabuleiro Ouija, algo que obviamente não iria acabar bem.
A noite de Simon, marido de Sarah, se torna um pesadelo completo. Os sustos são muito eficientes e são amplificados com a ajuda da iluminação e da maquiagem. Há momentos amedrontadores e outros em que é difícil entender o que se passa, mas as imagens são tão bela que ficamos vidrados na tela.
O segundo capítulo, Masha, se inicia com uma cena de sexo que se desenrola de maneira bizarra e assustadora. Rachel e Masha são duas amigas que dividem apartamento. A primeira, em uma noite de falta de energia, desabafa com a outra sobre um antigo relacionamento abusivo. Masha acaba roubando a história da amiga para si, gerando conflito.
Os dois capítulos se encontram de maneira trágica e terão sua conclusão no Epílogo. Masha, sabe-se de início, é neta de bruxa. Ela usa seus poderes para disseminar o terror, em cenas muito bem feitas. Um grande elogio deve ser feito à montagem, que torna tudo mais dinâmico e assustador, sem sacrificar a narrativa. É uma excelente produção que pode abrir boas oportunidades para o diretor.
Duas Bruxas (2022) é uma excelente maneira de começar a curtir a exibição online do Fantaspoa 2022, que acontece pelo streaming da Darkflix até o dia 01/05/2022.
Dia final: Se gostar do filme de Pierre Tsigaridis, considere assistir A Bruxa do Amor (The Love Witch, 2016)