XVII Fantaspoa | Sangue Vurdalak

Sangue Vurdalak
(Sangre Vurdalak)
Data de Lançamento no Brasil: 09/04/2021
Direção: Santiago Fernández Calvete
XVII Fantaspoa

Adaptação argentina do conto A Família Vurdalak, de Aleksey Tolstoy. Aguirre é um pai rigoroso que isolou sua família do convívio social, em especial sua filha mais nova. Natalia, porém, sente a necessidade de sair e se divertir. Em uma de suas escapadas, se depara com um homem que diz ser seu parente. Ela entra em seu carro e é ataca, mas é salva pelo namorado.

O primeiro ato segura bem o suspense, atiça o mistério e se encerra com a revelação de que existem criaturas chamadas de Vurdalak. Monstros sedentos por sangue, mas que só podem se alimentar de parentes. O Vurdalak é uma criatura folclórica do leste europeu, uma das lendas que originou o vampiro. É muito interessante a opção de Santiago Fernández Calvete de modernizar essa criatura, por mais que a ambientação nunca deixe claro em que época o filme se passa e, às vezes, nos dê referências conflitantes.

As cores mais frias ajudam na construção do clima. A opção por um primeiro ato mais lento se mostrou muito acertada nos dois seguintes. Ela é essencial para que o espectador desenvolva simpatia pela protagonista. Nem eram necessárias as intermináveis disputas entre os irmãos – nós já torceríamos por Natalia de qualquer forma. O roteiro dá uma forçada nesse ponto – seu irmão e a esposa tomam decisões erradas demais -, mas não é nada muito grave.

Com poucos cenários, o diretor constrói o mistério apenas com as interações entre os personagens. Que ficam mais delicadas a partir do segundo ato, em que são dadas as explicações. O pai, Aguirre, vai enfrentar o monstro e diz que de uma maneira ou outra, voltará. Resta apenas saber se ele retornará para sua casa normal ou transformado.

Essa dúvida sustenta o resto do filme. Quando finalmente revelada a verdade, o ritmo não se perde. Há inclusive uma excelente sequência em meio a uma casa em chamas. O último ato foi conduzido de forma a suscitar emoções no espectador. Sangue Vurdalak é indicado a todos que gostam de um filme de vampiros e de tensão familiar.