Fried Barry
Data de Lançamento no Brasil: 24/07/2020
Direção: Ryan Kruger
Fantaspoa 2020
Escrito e dirigido pelo ator Ryan Krueger, Fried Barry é um filme sul-africano produzido em 2017 e selecionado para a edição de 2020 do Fantaspoa. Na história, acompanhamos Barry, um traficante de drogas com problemas no casamento que é abduzido por alienígenas. A sequência de abdução trabalha com experimentação estética e um pouco de horror corporal.
Quando retorna a Terra, Barry está completamente diferente. Ele volta mudo, estático, completamente sem ação. Ele vira um espectador da própria vida, igualando-se a nós, que apenas acompanhamos o filme, sem qualquer poder de ação sobre o rumo do roteiro.
Barry está preso em uma inércia. Ele repete constantemente as últimas palavras direcionadas a ele e é levado pelos outros personagens, não faz nada por vontade própria. Há, provavelmente, uma homenagem a Estranhas Metamorfoses (1982) na cena em que uma mulher engravida de Barry. Sua barriga cresce e a bebê nasce em poucos segundos.
As interações de Barry com sua esposa lembram muito a dinâmica do personagem do agente Cooper na terceira temporada de Twin Peaks. Inclusive a perda de contato com a realidade, que ocorre em diversos momentos ao longo do filme, lembra produções de David Lynch.
Fried Barry é recomendado para os fãs de ficção-científica e para aqueles que gostam do surrealismo no cinema. É o primeiro filme de Krueger na direção – que também assina o roteiro. Uma estreia muito boa e promissora. Aguardamos os próximos trabalhos do diretor.