H0us3

H0us3
Data de Lançamento no Brasil: 24/07/2020
Direção: Manolo Munguia
Fantaspoa 2020

Desliguem os seus celulares!!!

Lançado no festival de Torremolinos, em 2018, H0us3 é um filme de ficção-científica espanhol de um diretor estreante, que também coescreveu o roteiro. A história mostra o reencontro de um grupo de amigos formado na universidade. Eles estão se reunindo após algum tempo sem se ver. Todos trabalham com tecnologia.

Com baixo orçamento e boas atuações, o filme se passa quase que completamente dentro de um único cômodo: uma sala. O segundo ato inteiro acontece ao redor de uma mesa. O que segura nossa atenção – e atiça nossa curiosidade – são os diálogos rápidos e que nos apresentam conceitos de forma simples para que possamos melhor acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.

O anfitrião, Rafa, trabalha com segurança na internet. Ele é uma figura praticamente folclórica em nossa sociedade conectada digitalmente. Rafa confessa invadir as redes de wi-fi de seus vizinhos e os espionar, pois, segundo ele, as pessoas não sabem como se proteger online. A internet, aliás, é descrita como a mais perigosa arma dos dias atuais.

Os amigos debatem temas atuais como os casos de Julian Assange e Edward Snowden. Suas curiosidades se concentram nos insurence files de Assange. Arquivos pesados e fortemente protegidos por uma criptografia quase impossível de ser hackeada. Ênfase no quase, pois Rafa conseguiu acesso a eles e descobriu que não eram compostos apenas por documentos e vídeos.

O anfitrião apresenta aos amigos um aplicativo revolucionário: ele é capaz de mostrar 30 segundos no futuro. Algumas reações iniciais dos personagens são difíceis de nos convencer. Eles parecem exageradamente assustados, porém, depois as entendemos melhor, pois eles nos contam que estão relacionando a descoberta desse misterioso aplicativo com o que já sabem sobre tecnologia em seus próprios trabalhos. O futuro, então, parece-lhes uma verdadeira distopia.

O problema está que o evento causador de medo, e que gera toda uma discussão a respeito do futuro distópico, ocorre quando faltam apenas 20 minutos para o filme acabar. O diretor poderia ter reduzido um pouco a duração do primeiro ato, que apesar de apresentar conceitos importantes poderia ter sido mais direto, e aumentado essa parte final, que é o que torna o filme tão intrigante. Manolo Munguia nos apresenta uma visão pessimista de futuro, mas preferiu não trabalhar a fundo com ela.

O final do filme pode gerar bastante discordância entre os espectadores. O diretor optou por um corte abrupto no caminho ao qual o filme levava. Uma decisão que gera uma grande estranhamento no começo, mas que eu acredito que seja justificada e pode ampliar o sentimento de medo do provir.

 

Atenção, a partir daqui a crítica apresenta spoilers!!!

Quando todos os amigos estão assustados pela iminência do apocalipse, David começa a dar risada e revela que tudo não passou de uma brincadeira planejada por ele e Rafa, cujo objetivo era assustar os convidados. Todos vão dormir bravos ou chateados. Na sala ainda restam Rafa, David e Moni, a hacker que quebrou a criptografia do aplicativo.

Apenas pelos olhares entre os dois amigos fica perceptível que David apenas inventou a brincadeira para que todos pudessem viver os últimos 12 dias de vida em paz. Acredito que a última fala de Moni não era necessária para que ficasse evidente a intenção do diretor.

David e Rafa se depararam com um futuro contra o qual não há escapatória. Embora tenham conhecimento dele, são impotentes frente ao poder da onipresente inteligência artificial, um elemento que recebeu pouca atenção do roteiro. H0us3, é um filme muito interessante que nos faz refletir ao mesmo tempo que nos apresenta um bom roteiro.