Killer Clown Profile: Retrato De Um Assassino

Killer Clown Profile: Retrato De Um Assassino
Ano de Edição: 2019
Autores: Terry Sullivan e Peter T. Maiken
Editora: Darkside Books

John Wayne Gacy é um dos assassinos em série mais conhecidos. Devido ao seu alter-ego, o palhaço Pogo, recebeu a alcunha de palhaço assassino. A influência de seus crimes na cultura pop vai desde It até Coringa (2019) – de fato, a maquiagem de Joaquim Phoenix foi inspirada naquela utilizada por Gacy quando se vestia de palhaço.

Os fãs de séries de tribunal e temática policial vão se saciar com os detalhes da investigação e do processo contra Gacy. Um dos autores, Terry Sullivan, foi o promotor responsável pelo caso.

A primeira parte do livro aborda o cerco à vida do assassino. No dia 11 de dezembro de 1978 o jovem Rob Piest, a última vítima de Gacy, desapareceu. Ele trabalhava em uma farmácia. No dia de seu desaparecimento o dono do estabelecimento recebeu um amigo empreiteiro para uma conversa. Esse amigo era John Wayne Gacy.

Sullivan e Maiken contam em detalhes os 10 dias de vigilância policial constante, o relacionamento de Gacy com os policiais, os percalços legais e as dificuldades da polícia em obter provas contra o assassino. Os relatos mostram o quão peculiar o assassino era e os desafios da polícia em mantê-lo sob vigilância. A parte que mais choca na narrativa é o momento da descoberta dos corpos das vítimas.

A segunda parte do livro é dedicada às sessões do julgamento de Gacy. Sullivan disseca as estratégias da acusação e da defesa, as reações do júri, as atitudes de Gacy perante o juiz e as testemunhas. Nesse momento são também apresentados maiores detalhes sobre os crimes, tanto os assassinatos quanto os sequestros e estupros praticados pelo palhaço assassino. Os autores não nos poupam dos detalhes macabros que permearam os crimes.

O livro ainda apresenta uma atualização do caso, escrita em 2012, que relata a identificação de novas vítimas. Sullivan também nos apresenta as dificuldades em manter a investigação em aberto. Ainda hoje alguns corpos permanecem não identificados.

No final, a editora ainda nos presenteia com um compêndio de palhaços da vida real e da ficção, muitos originados de filmes de horror, vale a pena conferir.

 

Killer Clown Profile: Retrato De Um Assassino pertence à linha editorial Crime Scene, que investiga a mente de psicopatas.