Livros | O Mal Nosso de Cada Dia

O Mal Nosso de Cada Dia
(The Devil All The Time)
Ano da Edição: 2020
Autor: Donald Ray Pollock

Tradução: Paulo Raviere
Editora: Darkside Books

Donald Ray Pollock é um escritor tardio. Começou a cursar a faculdade de Letras aos 50 anos. Antes disso, trabalhou como operário e motorista de caminhão. Essa sua vivência permeia sua escrita e concede o tom da obra. O Mal Nosso de Cada Dia, lançado no Brasil pela Darkside Books em 2020, é sua segunda publicação. Seu primeiro livro, Knockemstiff, é uma coletânea de contos.

Ao longo dos capítulos, acompanhamos núcleos separados. Há a família de Willard, Charlotte e Arvin, que vive em uma propriedade rural alugada. As dificuldades financeiras e a grave doença da mulher, levam Willard à loucura. Seu filho é quem paga o preço. A história de Arvin continua com sua avó, Emma, e Leonora, sua irmã de criação.

Leonora pertencia a outro núcleo. Sua mãe foi assassinada por uma dupla de pregadores, Roy e Theodore, que partem em uma viagem errante, fugindo da polícia. A menina cresce com o peso de ter um pai assassino, seus colegas de escola jamais a deixam esquecer isso. Arvin tenta protegê-la, mas o garoto possui um pavio muito curto e recorre à violência.

Sandy e Carl são um casal que sai de férias muito frequentemente. Nas estradas, buscam por caroneiros jovens e bonitos, aos quais o homem oferece sua esposa antes de matá-los. Carl possui um fetiche que une morte à fotografia. Sandy é irmã do xerife Bodecker, um policial corrupto que está em busca de sua reeleição. Ele se preocupa com a irmã e com sua própria reputação.

Os diferentes núcleos se aproximam e se afastam ao longo da história. Com essa estrutura narrativa, é claro que os pontos altos são quando personagens de núcleos diferentes se cruzam. Pollock não decepciona e nos entrega cenários verdadeiramente desastrosos. O autor não tem pudor nas descrições de violência e morte, ele nos apresenta o mal nu.

A linguagem escolhida por Pollock é bastante simples, o que torna a leitura mais rápida e fluida, a não ser pelas partes da história em que precisamos parar para respirar e sair um pouco daquele universo onde o mal se mostra diferente, mas muito parecido, a cada dia que passa. Os capítulos finais são de tirar o fôlego.

O Mal Nosso de Cada Dia é um excelente livro. Um dos grandes destaques vai pela ambientação, feita com precisão pelo autor. O contexto do pós-segunda-guerra até a Guerra do Vietnã, as estradas de Ohio e da Virgínia Ocidental, a paróquia, os pequenos comércios, tudo é apresentado de forma que rapidamente nos transportamos para aquele universo.

 

O Mal Nosso de Cada Dia | As várias facetas do mal no livro de Donald Ray Pollock - Biblioteca do Terror

O Mal Nosso de Cada Dia
Autor: Donald Ray Pollock
Ano: 2020
Páginas: 304
Idioma: português
Editora: DarkSide Books
Gêneros: Crime, Ficção, Literatura Estrangeira, Suspense e Mistério
Adquira seu exemplar no site da Darkside.