Mentiras Perigosas
(Dangerous Lies)
Data de Lançamento: 30/04/2020
Direção: Michael M. Scott
Distribuição: Netflix
Tentando pegar carona no sucesso de Entre Facas e Segredos (2019), Mentiras Perigosas (2020) apresenta uma premissa muito parecida, mas falha na condução do mistério e o clima de suspense. Classificado como ‘sinistro’ pela plataforma Netflix, são poucos os momentos em que o diretor consegue emular esse sentimento no espectador. Michael M. Scott possui uma extensa carreira em telefilmes e episódios de série, assim como o roteirista David Golden.
O filme apresenta Katie (Camila Mendes), garçonete que após um assalta no local de trabalho, trocou de emprego e passou a ser cuidadora de idosos. Ela é casada com Adam (Jessie T. Usher), um estudante que contraiu muitas dividas, deixando o casal em péssima situação financeira. É Adam quem impede o assalto à lanchonete no início do filme.
Katie começa a trabalhar na casa de Leonard (Elliott Gould), que quando fica sabendo dos problemas financeiros do jovem casal, oferece ajuda. Ela recusa de imediato. Leonard, porém, é insistente e lhe dá um cheque de pagamento com um valor muito acima de seu salário. Adam, que a essa altura trabalha como jardineiro para Leonard, convence a esposa a guardar o cheque por uma noite. Ela só não espera que no dia seguinte iria encontrar o idoso morto no sótão.
Nesse ponto algumas tramas se abrem. Um investigação policial comandada pela Detetive Chesler investiga as estranhas coincidências que fazem o casal melhorar a situação financeira. Por outro lado, um corretor de imóveis sinistro os pressiona para que vendam a casa. Uma terceira trama conta com a advogada Julia Byron-Lee (Jamie Chung), responsável pelo testamento de Leonard.
Há ainda uma quarta trama que se abre quando Katie percebe o quanto o marido mudou por causa do dinheiro. Adam passa a fazer escolhas moralmente questionáveis, justificando que não conseguiria voltar a ter a vida que o casal tinha antes. Essa trama e a da detetive se unem. O problema é que Adam não é o único que está agindo de modo estranho.
O maior problema de Mentiras Perigosas (2020) é que o roteiro não dá conta dessas quatro tramas abertas. Nós, espectadores, ficamos intrigados com a grande sequência de coincidências que ocorre na vida de Katie, mas não conseguimos respostas para todas elas. Seria tudo acaso do destino? Não é para esse lado que o roteiro nos leva a pensar. Infelizmente a resolução apresentada não nos convence, soa como algo apressado, como se diretor e roteirista quisessem acabar logo com a produção.
A partir desse ponto a crítica apresenta spoilers que podem prejudicar a sua experiência
Adam faz diversas escolhas moralmente questionáveis. Em primeiro lugar ele propõe roubar o dinheiro encontrado no sótão, Katie concorda, pois pensa nas dívidas do casal. Depois, ele propõe desaparecer com o corpo encontrado na casa, junto aos diamantes, e o faz de maneira completamente desleixada. Seria uma forma de incriminar a esposa e fugir com o dinheiro?
A resposta para a pergunta acima nós nunca saberemos, pois quando Katie o confronta o suposto corretor se revela. Com Adam e o corretor mortos, a advogada aparece e revela ser a responsável por tudo, mas não pela morte de Leonard, isso foi o corretor mesmo. A trama fica ao redor dos diamantes, que não são encontrados, pois logo chega a detetive e atira em Julia.
A tentativa de fazer com que todos pareçam suspeitos é falha. Mentiras Perigosas (2020) não convence e ainda termina de maneira morna. Ficamos com aquela sensação de que muita coisa ficou mal explicada. É mais um daqueles filmes que tem bom potencial, bons atores, mas se perde na criação de tramas paralelas que não levam a lugar nenhum.