O Seu Amor de Volta (Mesmo Que Ele Não Queira)

O Seu Amor de Volta (Mesmo Que Ele Não Queira)
Data de Lançamento: 06/09/2020
Direção: Bertrand Lira
Cinefantasy 2020

O Seu Amor de Volta (Mesmo Que Ele Não Queira) é um documentário composto por quatro histórias, nas quais o diretor e roteirista Bertrand Lira – que é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – explora os temas do amor perdido e da crença no poder da magia. Para isso, proporciona o encontro de quatro personagens que tiveram desventuras amorosas com cartomantes e videntes.

Bertrand Lira explora a religiosidade popular, em especial no que concerne à religiões de matriz africana. Os quatro personagens explorados não são parte de um grupo preponderante na sociedade. O diretor foi atrás do marginalizado. Relacionamentos homossexuais e a transexualidade, por exemplo, atravessam as histórias apresentadas.

O documentário vai a fundo nessas desventuras amorosas. A dor é um sentimento bastante presente nas histórias. O abandono, o descaso, o desprezo e, também, a esperança de que a pessoa amada e desejada pode ser transformada. O que mais se apresenta no longa é justamente esse paradoxo de querer de volta uma pessoa que, apesar de amada, traz muita dor e sofrimento.

O Seu Amor de Volta (Mesmo Que Ele Não Queira) apresenta uma alta qualidade técnica. O trabalho de fotografia remete à estética de filmes de horror mais recentes, em particular pela iluminação, que foca no uso de velas, ressaltando as sombras e a penumbra. Esse estilo de fotografia combina muito bem com os temas pesados apresentados, que são tratados de forma muito respeitosa por Lira.

O longa é muito interessante e abre diversas reflexões. Ele possui uma grande profundidade, mas também uma notável sensibilidade. Há uma cena, mais para o final do documentário, que conta com uma excelente montagem. Nossos personagens estão em um bar (a música de fundo é It Must Have Been Love) e filmagens deles são intercaladas com a de um casal fazendo sexo, representando aquele outro desejado que está distante, com outra pessoa, mas que se quer ter de volta.