Operação Overlord

Operação Overlord
(Overlord)

Data de Estreia no Brasil: 08/11/2018
Direção: Julius Avery
Distribuição: Paramount  Pictures

O Dia D já foi abordado em diversas narrativas pelo cinema, o que poderia ser só mais um clichê de guerra é misturado com o gênero terror para transformar Operação Overlord em um filme divertido mesmo com algumas falhas na sua técnica.

Uma companhia da Airborne recebe a missão para destruir uma torre de comunicação em uma vila atrás das linhas inimigas na França, em direção a missão muito dos seus soldados são abatidos antes de chegarem ao chão e então 4 militares são o que restam para executar o plano. O longa consegue dosar bem as míticas dos experimentos nazistas com o horror da guerra e a direção consegue segurar a tensão que o roteiro precisa, o maior exemplo disso é a primeira cena de ação logo nos primeiros minutos de filme que mostra muito bem como Julius Avery vai coordenar a obra.

As escolhas dos roteiristas (Billy Ray e Mark L. Smith) de ter uma personagem mulher forte (Mathilde Ollivier) é excelente e mesmo com nosso protagonista, Boyce, sendo uma persona totalmente unilateral e sem nada de complexo o ator Jovan Adepo consegue manter bem a nossa simpatia para com o soldado.

Os efeitos especiais que o enredo precisa para trabalhar melhor o seu terror são, infelizmente, oscilantes durante o filme todo. Temos uma cena memorável da transformação de um soldado, enquanto o maior vilão da trama tira a gente completamente da imersão por causa do seu CGI.

O roteiro simples e a direção certa fazem Operação Overlord uma mistura gostosa de assistir de filme de guerra com filmes de monstros.