Precário
(Precarious)
Data de Lançamento no Brasil: 24/07/2020
Direção: Wes Terray
Fantaspoa 2020
Vencedor do prêmio da crítica do Fantasporto 2020, Precário é um bom filme de suspense e mistério envolvendo elementos fantásticos. Na história Henry é encontrado ferido na estrada. Aparentemente inocente, ele encontrou um homem morto a flechadas e foi ferido em seguida. É levado para a casa da jovem Rachel, cujo pai é medico. Clark, um jornalista, introduz o primeiro elemento de mudança de roteiro: Henry corre perigo. A partir de então se desenrola uma trama cheia de revelações.
A sequência inicial, que apresenta os créditos da produção, é um verdadeiro trabalho de arte. Aliás, ao longo do filme inteiro se destaca a grande qualidade da parte técnica. A fotografia é muito atenta aos detalhes e ressalta uma interessante paleta de cores. Muitas cenas parecem pinturas. Nas cenas internas não parecem existir elementos que não foram pensados e posicionados exatamente no lugar em que o diretor queria.
O ferimento de Henry possui uma característica muito estranha: a ponta da flecha que o atingiu se fundiu ao seu osso. Isso, porém, é apenas um primeiro indício de que há algo ali que excede a compreensão comum. A casa em que está hospedado se recuperando é atacada e ele é resgatado de forma um tanto quanto improvisada e imprudente.
Em grande parte do filme ele está fugindo ou sendo sequestrado. Clark, o jornalista, tenta alcançá-lo, pois percebe que há ali uma história a ser contada. Ele não contava porém que seu faro para notícias o colocaria em meio a uma trama de tráfico de rochas com propriedades acima do natural.
Precário peca na parte da narrativa. Em muitos momentos ela parece não desenvolver, ou ocorre de modo muito lento. Há também pouquíssimos esclarecimentos a respeito das rochas misteriosas e suas propriedades maravilhosas. É um filme que nos encanta rapidamente e que nos deixa muitas perguntas para que consigamos construir nossas próprias teorias.