Quatro Histórias de Fantasmas

Quatro Histórias de Fantasmas
(Ghost Stories)
Data de estreia no Brasil: 01/01/2020
Direção: Dibakar Banerjee, Anurag Kashyap, Zoya Akhtar, Karan Johar
Distribuição: Netflix

A indústria cinematográfica indiana é conhecida por seus dramas cheios de danças e músicas e por seus filmes de ação – igualmente repletos de danças e músicas. No horror, entretanto, Bollywood não possui obras de grande repercussão internacional, mesmo que Phoonk (2008) e Ludo (2015) tenham ganhado certa fama na internet. Eu pessoalmente recomendo o divertidíssimo Alone (2015), um bom representante do horror indiano que mostra que, mesmo com cantoria, dá para levar uns bons sustos.

Quatro Histórias de Fantasmas (2020) é composto por, como denuncia o título, quatro curtas sem título. Cada um com um diretor e atores diferentes. Eles se conectam justamente pela temática sobrenatural, cada um a tratando da sua própria maneira. Vale um destaque para os créditos de abertura que são apresentados através de uma linda animação.

A primeira história apresenta a enfermeira Sameera, que vai trabalhar como cuidadora de uma idosa. Ao longo do curta vamos aprendendo mais sobre os dramas pessoais da enfermeira, que não atrapalham o desenrolar dos acontecimentos. O grande mistério reside no filho da senhora. Ele já saiu de casa? O final é surpreendente.

A segunda história trata do ciúme de um sobrinho em relação a um primo que ainda não nasceu. Ele teme deixar de ser amado pela sua tia, que sofre de problemas em seu casamento. A chegada do bebê pode ser uma benção, porém o período da gravidez também pode ser repleto de misteriosos horrores. O roteiro é um pouco confuso e trabalha mais com alusões do que com explicações.

Duas crianças e um adulto protagonizam a terceira história. Aparentemente os adultos de uma cidade enlouqueceram e passaram a devorar uns aos outros. Como sobreviver em um cenário desses? O diretor nos poupa do gore ao optar por deixar fora de quadro as cenas mais violentas. Destaque para a cena da escola abandona em que o escalar da tensão nos prende ao filme. O final, porém, decepciona.

A última história começa com o casal Ira e Dhruv se conhecendo. Ambos optaram pelo casamento arranjado devido a relacionamentos anteriores frustrados. A noiva é muito inteligente, bonita e simpática. O noivo é extremamente gentil e sua família recebe Ira com o maior carinho. Dhruv tem uma relação muito próxima com a sua avó, o problema é que já faleceu há 20 anos.

Quatro Histórias de Fantasmas (2020) não é um filme com grandes atuações ou cenas memoráveis. Porém, a experiência de conhecer a interpretação do horror em outro país é gratificante. A Netflix nos tem presenteado com boas produções indianas, esperamos que o horror apareça mais no catálogo.