Livro Onírica – Mistérios, Angústias e Leviandades de um Inconsciente
Autora Yvna C. S. Lobo
Editora Clube de Autores
124 páginas
Na expectativa da série live-action que vai adaptar a HQ “Sandman” de Neil Gaiman recebi com muito carinho uma cópia do mais novo livro de Yvna C. S. Lobo, o intrigante e bilíngue “Onírica”. Mas, antes de entrarmos no mundo de Morpheus, soberano do reino dos sonhos, vamos conhecer um pouco mais sobre Yvna.
Mais uma expoente da arte nordestina, Yvna nasceu em Crato, interior do Ceará. pós morar e se formar em Fortaleza, capital do estado, hoje vive em Juazeiro do Norte, onde se dedica à leitura e ao estudo da Literatura Fantástica, principalmente temas ligados ao surrealismo do mundo onírico.
Quanto ao livro, ao longo de 124 páginas a autora faz sua estreia de forma forte, impactante e necessária ao ir além dos clichês dos contos de horror. Os relatos dos sonhos de Yvna Lobo não são retratados de forma rasa, a obra vai além e, em 14 contos, fala sobre quase todas as variantes de histórias fantásticas que uma mente pode conceber. Há a relação que nós temos com a morte e referências ao barqueiro de Hades, Caronte (no excelente “Caveira”), há as coisas que saem dos trilhos em um relacionamento (no intrigante “A mulher com uma mala e um coração partido”), há encontros com diversas personagens que certamente habitam os sonhos de muitos, inclusive com talvez um dos mais assustadores, o Diabo (no fortíssimo conto “O Culto”).
São diversas camadas que compõem essa narrativa que forma uma única linha temática. E o melhor de tudo é que Yvna não se atém a um único formato para contar suas histórias, um dos maiores erros de contistas, na minha opinião. Há histórias que reproduzem conversas, outras que partem para uma viagem por dentro da mente do sonhador que narra mentalmente a história. São vários tipos de narrativas que ajudam a dinamizar um livro de apenas um tema, ainda que o leque de possibilidades em cima dos sonhos seja quase infinito. Yvna Lobo me surpreendeu e executou a tarefa muito bem.
Dentre todas as histórias, claro que algumas se destacam frente às outras. As já citadas “O Culto” e “Caveira” são enérgicas, fortes e realistas. A duplicidade ao fim deste segundo conto é sensacional, no ponto ideal. Destaque, também, para os contos que se voltam à fluidez e em muitas vezes ao surrealismo. Dentre eles faço uma menção ao instigante “Quarto Verde”, onde notamos a presença do lobo que, segundo algumas interpretações, quando aparece em nossos sonhos significa que temos o equilíbrio mental e psicológico para lidar com as situações da vida.
Afinal, ao contrário do que pode parecer num primeiro momento, não há um foco único nos pesadelos, mas nas relações de nossas almas com o que sobra da realidade no mundo dos sonhos, no mundo de Sandman.
Em suma, um livro que, ao contrário do que muitos podem pensar, traz paz e reflexão ao invés de medo. Uma deliciosa viagem pelas palavras trazidas à vida por Yvna Lobo, que nos convida a transitar por seus sonhos sem a necessidade fundamental da crença na realidade. Assim, ao ler este livro, somos capazes de distorcer e mudar a forma como enxergamos a vida após acordar.
Yvna C. S. Lobo
Yvna nasceu em Crato, no interior do Ceará, porém, desde criança morou em Juazeiro do Norte, cidade vizinha, na região do Cariri. Foi morar em Fortaleza em 2015 para fazer faculdade, e retornou recentemente (2021) para Juazeiro. Tem se dedicado à leitura e ao estudo da Literatura Fantástica, sendo este um interesse recente advindo de suas experiências com o surrealismo do mundo onírico. Licenciada em Letras – Português e Inglês pela Universidade Federal do Ceará, é amante do absurdo, do nonsense e da arte subversiva e autêntica em geral.
Instagram: instagram.com/shefenrir