Terminal Praia Grande

Terminal Praia Grande
Data de Lançamento: 09/12/2019
Direção: Mavi Simão
Cinefantasy 2020

​Catarina decide deixar São Luís/MA para dar início a uma nova vida. Na preparação para sua festa de despedida, ela acaba encontrando Francisco , rapaz com quem se envolveu anos antes, mas que estava desaparecido. O motivo para seu sumiço é um grande mistério. A festa não sai exatamente como o planejado e, depois dela, a moça deve encontrar o seu próprio destino. A história mistura drama, fantasia e bons momentos de horror.

Terminal Praia Grande é o primeiro longa metragem da diretora Mavi Simão, embora ela já possua uma extensa carreira no cinema. Atualmente, ela está desenvolvendo o seu segundo longa, A Noiva do Diabo, e também trabalha no documentário documentário Todos os mestres. Para seu segundo filme, prometeu se aventurar de maneira mais profunda no gênero do horror.

Essa é uma daquelas produções em que a cena de abertura já te situa no clima dentro do qual o filme vai se desenvolver. A história segue a protagonista. Há poucos diálogos e a diretora sabe criar um clima de estranheza com maestria. A cena do ônibus é bastante tensa e gera desconforto. Isso vem com a iluminação, as boas atuações e o estilo de câmera.

A narrativa não se desenrola de forma linear. Em diversos momentos o longa flerta com o surrealismo. Mas se engana quem pensa que isso é dizer que o filme é pesado. Mavi Simão imprime uma delicadeza incrível em cada cena. Os cenários internos foram montados nos detalhes, neles não aprece haver um objeto fora do lugar, mesmo nas cenas em que a piscina aparece.

Os jogos de luz e sombra e as cores são bastante fortes e presentes, concedem bastante personalidade à produção. Essa personalidade nos conquista e proporciona uma profunda imersão. A conclusão consegue ser bonita e desesperadora ao mesmo tempo. Terminal Praia Grande é um excelente filme, espero ansioso por A Noiva do Diabo.