Vampiros Vs The Bronx

Vampiros Vs The Bronx
(Vampires Vs The Bronx)
Data de Lançamento: 02/10/2020
Direção: Osmany Rodriguez
Distribuição: Netflix

Escrito e dirigido por Osmany Rodriguez, Vampiros Vs The Bronx (2020) é a nova comédia de horror da Netflix. A história segue Miguel, Bobby e Luis que ao mesmo tempo em que tentam salvar a bodega do Tony da falência, enfrentam perigosos vampiros que se mudaram para o bairro. O filme faz várias críticas sociais mescladas com um humor em excelente ritmo.

O filme começa com um salão de beleza sendo vendido – a dona é interpretada pela talentosa Zoe Saldana. Descobrimos que a imobiliária Murnau Properties está comprando vários estabelecimentos, promovendo uma espécie de gentrificação do bairro. Inclusive os personagens comentam que os comércios tradicionais estão se tornando lugares para a compra de capuccinos e outros cafés mais caros. Murnau, é claro, é uma referência ao diretor de Nosferatu (1922).

Referências, aliás, aparecem com frequência. Um dos personagens lê o livro A Hora do Vampiro de Stephen King e os amigos aprendem sobre os sugadores de sangue e como matá-los assistindo o clássico Blade, O Caçador de Vampiros (1998), referência perfeita para um filme que se propõe a colocar em evidência protagonistas não brancos. Por sua vez, os vilões vampiros são todos brancos que invadem o bairro tradicional e sugam o sangue da população negra e latina.

O trio de amigos está entrando na adolescência e esse período é muito bem explorado pela produção. As piadas, os dilemas quanto ao futuro e, claro, as paixonites entram em cena e dividem espaço com a investigação perpetrada pelos garotos. É muito interessante que o filme estabelece bem o tipo de vampiro a ser enfrentado: o clássico. Assim sendo, alho, água benta, crucifixos e estacas serão as armas.

É um filme muito divertido que consegue carregar o ritmo até o final. Não há grandes variações no ritmo da comédia, o que faz com que a história passe rápido. O roteiro pode até apresentar uma simplicidade exagerada, já que em nenhum momento a vantagem pesa para o lado dos vilões, por exemplo, porém ele cumpre com tudo o que promete. Fica aqui a menção honrosa à personagem Gloria (Imani Lewis) que faz uma blogueira inteirada de tudo o que se passa no Bronx.

Vampiros Vs The Bronx (2020) é uma ótima opção para aqueles que querem uma diversão sem grande complexidade, mas que não esconde as suas opiniões políticas e suas críticas aos problemas da sociedade. A mensagem final é que o bairro unido pode tudo. Tudo mesmo.