XVII Fantaspoa | Cisto

Cisto
(Cyst)
Data de Lançamento no Brasil: 09/04/2021
Direção: Tyler Russell
XVII Fantaspoa

A primeira vista, Cisto (2021) parece ser um filme do subgênero horror corporal (body horror), mas ele é um pouco mais do que isso. É claro que as nojeiras, como podemos prever pelo titulo, ocupam um tempo considerável de tela, mas o foco principal é na narrativa do cientista louco cuja criação sai fora do controle – com muito bom humor.

A história começa em 1961. O doutor Guy (George HardyGeorge HardyGeorge Hardy) é especialista em retirar cistos sebáceos, e atende pacientes com verdadeiras perebas monstruosas. Tudo é bastante exagerado, os cistos, o hospital, as atuações… Estas últimas são uma verdadeira homenagem ao cinema de ficção-científica dos anos 1950.

Guy desenvolveu uma máquina capaz de cauterizar os cistos com laser, além de sugar o pus como um aspirador. A última tentativa de conseguir a patente deixou uma cicatriz no braço de Patrícia, enfeira que está se aposentando. Eis que em seu último dia de trabalho, o doutor Guy chama novamente a comissão de patentes para demonstrar sua maquina em funcionamento.

Sendo o médico o estereótipo do cientista louco, é óbvio que o experimento dá errado. Ele dá tão errado que o cisto acaba se tornando um monstro assassino que persegue os funcionários do hospital. O diretor apostou nos efeitos práticos para dar um charme especial ao monstro que é uma grande fantasia de borracha, bem ao estilo dos anos 1950.

Com roteiro simples, poucos cenários, poucos personagens – há apenas um núcleo – e narrativa linear, Cisto (2021) é um filme fácil de assistir. Ele consegue divertir, mas não é efetivo em manter o ritmo da ação. Devido à escassez de personagens, os ataques do monstro são muito limitados – se ele matasse no ritmo do Jason teríamos meia hora de filme e olhe lá.

O filme é indicado para pessoas que passam horas vendo vídeos de gente espremendo espinhas e cravos e para todos aqueles que amam uma boa ficção-científica sobre monstros. O filme está disponível no XVII Fantaspoa até o dia 18 de abril de 2021.