XVII Fantaspoa | Dois Minutos Além do Infinito

Dois Minutos Além do Infinito
(ドロステのはてで僕ら)
Data de Lançamento no Brasil: 09/04/2021
Direção: Junta Yamaguchi
XVII Fantaspoa

Contando com um belo plano-sequência, Dois Minutos Além do Infinito (2021) é uma ficção-científica com narrativa em pequena escala e muito divertida. Tudo se passa no edifício onde mora Kato. Seu café fica no piso térreo e ele mora em um apartamento subindo as escadas. Um dia, em seu quarto, sua atenção é chamada por uma pessoa que aparece no monitor de seu computador: se trata dele mesmo, dois minutos no futuro.

Logo, ele precisa voltar para o café e repetir as ações de seu eu futuro, a fim de não quebrar a continuidade dessa cadeia temporal. Apesar de trabalhar com viagem no tempo, a narrativa do filme de Junta Yamaguchi não investe em uma grande complexidade. Os conceitos são simples de entender, explicados de maneira bastante didática, deixando o espectador sempre inteirado do que está acontecendo. Bom, não totalmente, o roteiro ainda guarda algumas surpresas interessantes.

Acompanhamos a repetição de alguns eventos, por outras perspectivas, reforçando a ideia de um looping temporal. Os personagens se sentem presos aos acontecimentos futuros, se esforçando para repeti-los, temerosos de causar alguma ruptura na linha temporal. Mas essa carga dramática é muito leve. A produção investe mesmo na diversão. É um filme feliz, no final das contas.

Dois Minutos Além do Infinito (2021) é uma ela surpresa nesse XVII Fantaspoa. As seleções contaram com filmes de altíssima qualidade, mas o longa de Junta Yamaguchi vai além disso. A história e os personagens são cativantes e nos envolvem com facilidade. O roteiro equilibra bem o que o espectador sabe e o que não deve saber para que seja surpreso.