XVII Fantaspoa | História do Oculto

História do Oculto
(Historia de lo oculto)
Data de Lançamento no Brasil: 09/04/2021
Direção: Cristian Ponce
XVII Fantaspoa

Criador de A Frequência Kirlian (2017-2020), Cristian Ponce apresentou ao XVII Fantaspoa uma obra-prima. História do Oculto (2020) é um belo exemplar de como a sétima arte pode ser bela e divertida na mesma proporção. Já deixo de início a recomendação. O diretor optou pela tela quadrada e o uso do preto e branco, não apenas por estética, há uma função narrativa anunciada.

A história se passa nos anos 1980. O programa 60 Minutos Antes da Meia-Noite é conhecido por suas investigações jornalísticas e debates, contudo, após começarem a investigar uma estranha caderneta, o programa foi cancelado. No último dia de exibição, apresentador e equipe jornalística decidem algo ousado, chamam um homem rico, com fortes ligações políticas e que diz ser um mago. Ele promete confirmar diversas acusações contra o presidente e outros políticos, caso receba algo em troca.

O ritmo não possui nada de lento. A equipe dispõe de apenas 60 minutos, o tempo do programa, para descobrir onde enviar uma das jornalistas para pegar o objeto misterioso que o suposto mago deseja. A caderneta é indecifrável, ela possui nomes de pessoas que não existem, fala de eventos de um modo diferente de como eles ocorreram – ou ao menos de como as pessoas lembram deles.

O grupo de jornalistas que dá assistência ao programa recebe uma caixa com uma raiz alucinógena, as instruções dizem que se eles a tomarem, poderão encontrar o tal do endereço. Eles entram em contato com o mundo espiritual, têm alucinações e certas coisas que não podiam ver antes se revelam. Este é o máximo que podemos revelar sem correr o risco de estragar a experiência de ninguém.

Resta dizer que História do Oculto (2020) é um ótimo filme. Ele lembra muito o estilo de A Vastidão da Noite (2020), mas, diferente desse, não possui nenhum momento em que o ritmo se desacelera. A história e a estética vão nos puxando para dentro do filme, é realmente difícil não se envolver. O final é simplesmente brilhante. Não resta mais muito a dizer.