XVII Fantaspoa | Moscou Não Acontece

Moscou Não Acontece
(Moskvy ne byvaet)
Data de Lançamento no Brasil: 09/04/2021
Direção: Dmitriy Fyodorov
XVII Fantaspoa

Lesha é o típico “fracassado”. Ele está insatisfeito com seu emprego, com seu casamento, enfim, com sua vida de um modo geral. Ele e seu amigo, Miyat, trabalham em obras e estão atualmente reformando uma casa para Tolyanych, um perigoso mafioso com um belo bigode. Quando surge um homem de Moscou interessado em alugar a casa, apesar de ela estar caindo aos pedaços, é que as coisas se complicam.

Tolyanych leva o homem para beber, a fim de extrair a verdade dele. Enquanto isso, Lesha e Miyat se deparam com uma bela jornalista e seus amigos excêntricos que desejam todos os papéis – inclusive o papel de parede – da casa que a dupla está reformando. Lesha aceita e recolhe tudo o que achava ser lixo. Na realidade, os papéis contém poemas de um renomado poeta russo. Isso coloca o protagonista no alvo da máfia, pois todos querem recuperar os tais poemas.

Ao longo da história fica um clima estranho entre Masha e Lesha. Eles acreditaram já se conheceram, mas não se lembram de onde. Mais estranho ainda: a jornalista possui fotos do pedreiro em sua câmera, datadas de quatro dias atrás, mas nenhum deles se lembra do encontro. Há muito o que se desvendar, e o roteiro vai nos revelando tudo aos poucos, até abrir nosso olhos com a grande revelação.

Moscou Não Acontece (2021) é o título de um dos poemas perdidos, e ele possui um significado muito maior do que os personagens possam imaginar. O filme de Dmitriy Fyodorov nos questiona sobre o próprio conceito de “mundo”. O que é o mundo? O que é a realidade? O que existe para além disso tudo?

A produção russa consegue nos envolver e apresentar conceitos interessantes, com uma ótima noção de tempo para fazer as revelações. A história conta com investigação, suspense, comédia e ficção-científica. É um belo filme. Ele vai dando informações aos poucos de forma que não ficamos entediados com a lentidão nem ficamos confusões com uma grande quantidade de informações. Além disso, ele tem um final bonitinho.