Cinefantasy 12 | A Harpa Maldita

A Harpa Maldita
(Kyulyuk Khomus)
Direção: Pyotr Struchkov
Data de Lançamento no Brasil: 09/09/2021
Cinefantasy 12

Filme russo lançado em 2019, A Harpa Maldita aposta em enredo simples com poucos personagens e cenários. Sardaana é uma professora que se muda para um pequeno vilarejo para assumir a classe do 6º ano – o que por si só já daria um filme de horror. Enquanto se muda para a nova casa, conhece o fotógrafo Nyurgun, que a convida para conhecer o museu particular que tem em sua casa. Chegando lá, a professora acaba tocando um khomus, uma espécie de berimbau de boca, invocando uma força maligna.

A premissa é bastante clichê dentro do gênero, uma pessoa vai e faz algo que foi avisada a não fazer, ou mesmo algo bobo/irracional, como tocar um instrumento musical que está há anos em um museu. Isso, porém, não é uma crítica, o clichê quando bem feito é muito bem-vindo. Aparentemente o espírito do mal não parece ter muita vontade de aparecer – e é justamente isso que o diretor quer que pensemos.

No dia seguinte, Sardaana recebe uma ligação. Uma prima distante faleceu e o assistente social pede a ela que cuide da filha da falecida por um tempo. A menina, Saiaana, é um tanto quanto estranha. Ela quase não fala, se assusta com facilidade e tem dificuldades em interagir com outras crianças. O mais assustador: ela parece sentir a presença de algo maligno.

A Harpa Maldita (2019) é um filme que mantem um ritmo constante, sem grandes picos, mesmo nas cenas de maior tensão. Há somente duas sequências em que o horror é trabalhado de forma mais explícita – Sardaana busca à noite a origem de barulhos estranhos. Mesmo assim, não é um longa que apresenta uma lentidão narrativa. Tudo acontece dentro de um ritmo adequado para que não adivinhemos o final cedo demais.

plot twist escrito por Pyotr Struchkov funciona, embora ele não explore de forma muito boa as reações dos personagens à tal revelação. O final quebra um pouco o ritmo devido à abordagem escolhida, mas ele serve bem ao seu papel – não ignorando o famoso último susto. A Harpa Maldita (2019) é um filme despretensioso que entrega uma boa e contida história de horror.