Cinefantasy 12 | Cadáver Exquisito

Cadáver Exquisito
Direção: Lucía Vassallo
Data de Lançamento no Brasil: 09/09/2021
Cinefantasy 12

Produção conjunta entre Argentina, Brasil e Espanha, Cadáver Exquisito (2021) é um thriller bastante introspectivo que não se preocupa em fornecer respostas às várias perguntas levantadas. No lugar delas, somos jogados em uma jornada que se assemelha a um labirinto. Ao público, são concedidas apenas algumas poucas dicas. O filme de Lucía Vassallo é uma daquelas produções impossíveis de serem assistidas de forma passiva.

O relacionamento de Blanca e Clara é interrompido quando a primeira entra em coma por motivos misteriosos – em uma bela cena na banheira. Tudo fica ainda mais confuso quando Clara descobre que há grandes chances de sua namorada estar grávida. A narrativa trabalha com diferentes temporalidades, nos mostrando o relacionamento das duas, a jornada de Clara e alguns relances da vida profissional de Blanca. Ela é uma cientista que está desenvolvendo um composta cujo objetivo desconhecemos.

O roteiro nos dá pouquíssimas explicações. Conseguimos deduzir que a mãe de Blanca não conhecia ou não aceitava o relacionamento da filha com Clara. Ela só visita a namorada em coma em momentos em que a mãe de Blanca não está presente. As duas nunca se encontram. O único atrito que Clara tem é com a enfermeira que cuida da namorada.

Clara se apossa do celular da namorada e começa a descobrir uma vida paralela. Blanca estava saindo com outros homens. Aos poucos, a protagonista vai se apropriando da vida da namorada em coma a fim de melhor compreender suas escolhas. Enquanto o corpo da Blanca se deteriora, Clara se transmuta. A frustração da personagem é constante e o espectador pode ficar igualmente frustrado se esperar por respostas simples e mastigadas. Nada é simples em Cadáver Exquisito (2021).

Lucía Vassallo – que também assina o roteiro ao lado de Sebastián Cortés – consegue nos transportar ao mundo de confusão em que Clara entrou. As explicações não nos fazem falta, nem ao menos no final do filme em que acontece uma grande interrupção. Tudo é mais internalizado. As frustrações e anseios de Clara dificilmente atingem o exterior, ou quando atingem, o fazem de maneira sorrateira.