The Free Fall
Data de Lançamento: 14/01/2022 (EUA)
Direção: Adam Stilwell
Distribuição: Gravitas Ventures
Em The Free Fall (“A Queda Livre” em tradução livre) acompanhamos Sara (Andrea Londo) que após um incidente traumático acaba ficando sob os cuidados de seu marido Nick (Shawn Ashmore). À medida que coisas estranhas começam a acontecer, Sara começa a questionar se ela está realmente a salvo.
The Free Fall é um filme de baixo orçamento, roteirizado por Kent Harper – que possui apenas mais um crédito de roteiro – e dirigido por Adam Stilwell – com apenas outros dois créditos de direção. O filme tenta criar uma atmosfera mística e claustrofóbica para ilustrar a situação em que Sara se encontra, mas acaba se perdendo em um roteiro que tenta ser mais do que realmente é.
Outra coisa que incomoda é a repetição de uma sequência que não serve para nada além de tentar criar uma sensação do mito de Sísifo: sempre que parece que a protagonista está prestes a descobrir algo importante, no final, acaba voltando ao ponto inicial. A questão é que não existem descobertas reais durante boa parte do filme, que preza pelo ilusionismo ao invés de algo que desperte o interesse real de quem assiste.
Na maior parte do tempo os atores tentam, mas não dava para fazer muita coisa com o que eles tinham para trabalhar. Ao mesmo tempo que a montagem aparenta ter uma boa capacidade de criar uma cena interessante – como momentos no final onde duas cenas distintas acontecem, sobressalentes uma a outra –, ela também é bem brega – não de um jeito positivo – com momentos que parecem um videoclipe dos anos 80.
Quando chegamos no final, não existe ligação entre nós e Sara. Poderíamos simpatizar com a situação da protagonista, poderíamos torcer com mais afinco, mas depois de acompanhar uma trama tão desinteressante – e, só pra reforçar, repetitiva – por tanto tempo, só conseguimos achar bom que o filme finalmente acabou.
No fim, é triste, pois a premissa e os temas que The Free Fall aborda são muito bons, mas a execução deixa muito a desejar ao tentar se levar mais a sério do que poderia. Ele não é um filme que vá agredir a quem assiste, mas é um dos que provavelmente em duas semanas você não vai nem lembrar que assistiu.