Crítica | The Night They Knocked

The Night They Knocked
Data de Lançamento: 06/11/2020
Direção: Sean Roberts
Distribuição: Independente

Custando apenas 25 mil dólares, The Night They Knocked (2020) é um horror de invasão à domicílio, subgênero em alta desde a estreia de Uma Noite de Crime em 2013. Geralmente com roteiro simples e focando na ação, a estrutura de “invasores ameaçando pessoas dentro de uma casa” produziu vários filmes similares. Em 2020 podemos citar Becky (2020), que traz uma adolescente como protagonista, e Penance Lane (2020), que propôs um novo respiro ao subgênero, mas não conseguiu entregar o prometido.

Em The Night They Knocked (2020) acompanhamos um grupo genérico de universitários que decide passar o final de semana em uma casa isolada. A região está em alerta, pois assassinatos misteriosos e violentos estavam acontecendo. Há um certo nível de drama apresentado, o irmão do anfitrião acabou de sair da prisão e sofre preconceito dos outros jovens, e há uma jovem grávida (aparentemente). Porém, essa carga dramática fica somente na superfície, não fazendo muita diferença no desenvolvimento do roteiro.

A produção possui alguns defeitos técnicos. O mais preponderante deles é, sem dúvidas, a câmera tremulante em algumas cenas. Não me refiro aqui às cenas em que há a sugestão de alguém observando os jovens, mas sim de cenas onde o olhar subjetivo não entra. Os sons ambientes também são estranhos. Faltou à produção um melhor tratamento do som.

Sobre o roteiro não há alguma surpresa. Um grupo misterioso com maquiagem de palhaço aparece, rouba os celulares de modo furtivo e passa a ameaçar os amigos que estão dentro da casa. Um dos invasores consegue sequestrar a namorada do anfitrião, o que desemboca em uma cena de tortura bastante pesada, mais pela sugestão do que pelas imagens apresentadas.

A ação, contudo, fica por aí. O restante do filme é morno e o final um tanto quanto amargo, apesar de a ideia não ser ruim. The Night They Knocked (2020) acaba não entregando o que promete. No início da invasão temos violência e uma maquiagem muito boa. Mas isso vai se perdendo à medida que a narrativa avança. As atuações também não ajudam em nosso envolvimento com o filme.

O ponto alto fica no fator da “aleatoriedade” dos invasores. Em momento nenhum sabemos quem eles são ou o motivo de seus atos. Essas questões em aberto são bastante impactantes quando unidas ao seu sadismo. Por fim, resta dizer que The Night They Knocked (2020) pode agradar aos fãs do subgênero que apreciam uma produção de baixo orçamento, porém de forma geral, ele fica abaixo da média.