Cinema do Sono
(Cinema of Sleep)
Direção: Jeffrey St. Jules
Data de Lançamento no Brasil: 21/04/2022
País: Canadá
Fantaspoa 2022
Um homem acorda do lado do corpo ensanguentado de uma mulher. Aparentemente ele não se lembra do que aconteceu. Não bastasse o mistério, Anthony é um homem nigeriano que busca refúgio nos EUA. Ele quer se estabelecer no novo país para, então, poder trazer sua família. A investigação pode destruir todo esse processo. Mas o que realmente está acontecendo?
A tela quadrada e a fotografia em preto e branco ajudam na construção do clima onírico buscado pelo diretor Jeffrey St. Jules. Dayo Ade, que interpreta o protagonista, traz uma atuação intensa, mas contida. Enquanto isso, os outros personagens soam todos caricatos. O mistério apenas aumenta. Tal qual um filme noir, somos envolvidos em uma trama que vai sendo desvendada aos poucos.
Cinema do Sono (2022) é excelente. Anthony busca o sonho americano, mas ele vai se tornando cada vez mais um pesadelo. Longe de atingir seus objetivos, o protagonista tem de enfrentar várias dificuldades do quarto de seu hotel. ele nunca chega a realmente sair para o novo país. Algo o prende e o impede de seguir.
A condução de Jeffrey St. Jules mantém o espectador atento. A opção por uma montagem não linear concede grande dinâmica à narrativa. Realmente nos sentimos em um filme noir. Cinema do Sono é uma obra sobre o refúgio, sobre a tentativa de fugir de uma realidade perigosa. No caso de Anthony, desde criança, seu refúgio foi o cinema clássico norte-americano.
A revelação final não chega a ser surpreendente, mas é tocante. As desventuras de Anthony possuem uma explicação não muito fácil de engolir. O final é amargo, mas acena para a possibilidade de esperança. Uns minutos a menos talvez fizessem bem para o longa, mas ele está longe de ser maçante.