Fantaspoa 2023 | Evidência Número 8

Exhibit #8

Direção: Ruben Broekhuis

Ano: 2023

País: Países Baixos

Distribuição: XIX Fantaspoa

Nota do crítico:

O subgênero found footage é, muitas vezes, uma maneira criativa de economizar com o orçamento do filme. Apesar de muitos exemplos ruins, Evidência Número 8 (2023) não é mais um found footage genérico e sem alma. O filme de Ruben Broekhuis propõe debater a temática dos refugiados nos Países Baixos através da ótica do horror.

Imigrante da Bósnia, Aisha busca há anos por seu irmão desaparecido, Adin. Interessado pela sua história, o cineasta amador Elias viaja para encontrá-la e gravar um documentário sobre essa busca. Ele entrevista a protagonista e a acompanha até a delegacia de polícia, onde os oficiais não dão a mínima para o desaparecimento do garoto, chegando a sugerir que ele fugiu e voltou sozinho para a Bósnia.

O trauma da perda, a busca sem fim e os poucos recursos definem os personagens. Apesar o baixo orçamento, Broekhuis  consegue brincar bastante na montagem de seu filme. Como a intenção de elias é um documentário, há uma edição prévia no formato que acompanhamos (o que, no final, pode até ser um furo de roteiro).

 O primeiro ato é cortado de forma brusca por outra filmagem. Uma filmagem de Aisha e Elias feita por outra pessoa. Nesse momento está colocado, de forma simples e rápida, o mistério do filme: há alguém seguindo os protagonistas. A brincadeira do observar/ser observado é transformada no filmar/ser filmado de forma muito competente.

Os administradores do abrigo de refugiados não lembram de Adin, várias pessoas estranhas surgem no meio da história, os personagens tem que invadir casas para conseguir pistas… Mas mesmo assim, o final guarda muitas surpresas. Evidência Número 8 (2023) possui algunS – no plural – plot twists, sem deixar com que eles caiam no campo do enfadonho. A última cena ainda guarda uma surpresa.