Livros | Livros de Sangue: Volume 1

Livros de Sangue: Volume 1
(Books of Blood)
Ano da Edição: 2020
Autor: Clive Barker
Tradução: Paulo Raviere
Editora: Darkside Books

Clive Barker é, sem dúvidas, um grande mestre do horror. Ele nasceu em 1952, na cidade de Liverpool, na Inglaterra. Ganhou fama nos anos 1980 com a publicação do primeiro dos seis volumes dos Livros de Sangue. Essa primeira publicação lhe rendeu dois prêmios o British Awards e o World Fantasy Awards. Na época, Barker foi considerado por Stephen King como o futuro do gênero.

A Darkside Books publicou uma nova (e muito bonita) edição, com o selo da Macabra TV. A promessa da editora é trazer os seis livros de sangue para o público brasileiro. Enquanto aguardamos ansiosamente os próximos volumes, analisamos os contos presentes nesse primeiro sucesso de Barker. Como sempre, o autor traz que costumam ser marginalizados no gênero, como homossexuais, mulheres e, por vezes, o próprio monstro.

A obra abre com a “espinha dorsal” da série de livros. Livros de Sangue conta a história de um charlatão que fica famoso após fingir contatos com o sobrenatural. É evidente que os fantasmas, espíritos e demônios não gostam muito que brinquem com eles. O mentiroso sofre um ataque terrível e bastante gráfico. O autor não economiza nas descrições sangrentas.

O Trem de Carnes da Meia-Noite talvez seja o conto mais famoso desse primeiro volume graças à sua adaptação cinematográfica, O Último Trem (2008), com Bradley Cooper, Brooke Shields e Vinnie Jones. Se Barker gosta de apresentar o “marginal”, nesse conto ele vai muito mais a fundo – literalmente. O grande nível de tensão nos impede de largar o livro antes do término da história.

O terceiro conto tem uma narrativa inusitada. O Yattering e Jack tem como protagonista uma assombração que tenta destruir a vida de um homem que age de forma indiferente a tudo o que acontece ao seu redor. É uma historia bastante divertida e com várias quebras de expectativa. Ela também ganhou uma adaptação para a série de TV Tales from the Darkside.

O Blues do Sangue de Porco é perturbador no nível Clive Barker. A história se passa em uma instituição carcerária juvenil. Redman é um policial que opta por trabalhar como segurança no local. Ele fica incomodado com a forma como um dos jovens internos é tratado pelos seus colegas e pela administração. As coisas ficam mais estranhas quando ele descobre uma porca de tamanho anormal no chiqueiro ao lado do prédio principal. Atenção: pesadelos podem ser causados por esse conto.

Sexo, Morte e Estrelas é Clive Barker escrevendo sobre uma das cosias que mais domina: o mundo do teatro. Na história acompanhamos a preparação de uma peça, que será a última antes do teatro fechar, portanto, há uma obrigação de ser memorável. Uma leva de mortos chega no teatro e decide mudar os rumos da peça, reunindo loucura, morte e repulsa.

Por fim, Nas Montanhas, As Cidades nos apresenta uma situação bastante surrealista, não que os outros contos não o sejam, mas esse brinca de forma mais agressiva com nossa imaginação. A cidade que se reúne e se orna um gigante é uma imagem impressionante. Barker carrega a narrativa com bastante suspense o tempo inteiro. É claro que também há níveis alarmantes de sangue.

Livros de Sangue: Volume 1 é uma excelente introdução para o universo de Barker, principalmente àqueles que nunca leram uma obra sua. O universo escrito em sangue é perturbador, mas atrai nossa curiosidade macabra de forma eficiente. Para concluir, enquanto esperamos a publicação do segundo volume, fica a dica de leitura para Evangelho de Sangue, outro livro de Barker publicado pela Darkside.

 

Livros de Sangue: Volume 1 + Brindes Exclusivos - DarkSide Books

 

Livros de Sangue: Volume 1
Autor: Clive Barker
Ano: 2020
Páginas: 240
Idioma: português
Editora: DarkSide Books
Adquira seu exemplar no site da Darkside.