XVII Fantaspoa | Assim na Terra, Como no Céu

Assim na Terra, Como no Céu
(Come in cielo, così in terra)
Data de Lançamento no Brasil: 09/04/2021
Direção: Francesco Erba
XVII Fantaspoa

Diretamente da Itália, Assim na Terra, Como no Céu (2021) nos apresenta 4 linhas narrativas logo de cara, o que é um pouco confuso, não mas demora muito para nos acharmos em meio às histórias. Há uma mulher sendo entrevista, a primeira linha temporal, ela comenta sobre a entrevista de homem, que é a segunda linha temporal, que por sua vez expõe detalhes da investigação de um desaparecimento, que compõe a terceira linha, e que, por fim, possui relação com experimentos sobrenaturais do século XIII, a quarta e última narrativa.

O início do filme é bastante confuso. Apenas aos poucos vamos diferenciando as informações dadas e construindo a narrativa. Parte desse estranhamento se dá pelas diferentes linguagens utilizadas. Falso documentário, Found Footagestop motion são recursos utilizados pelo diretor para desenvolver a narrativa e revelar detalhes sobre o mistério que ronda um antigo mosteiro na floresta.

Na metade do filme as histórias se encontram e começamos a ver as relações entre elas. Tudo começa quando um casal de jovens desaparece após um passeio na floresta. O policial que encontrou o cartão de memória do celular fica perturbado com as filmagens, mas não consegue seguir com as investigações por falta de apoio institucional.

A história do mosteiro remete ao século XIII, quando uma mulher acusada de bruxaria foi presa nas masmorras. Ao mesmo tempo, alguns monges seguiam com um plano maléfico de desenvolver uma poção que garantisse a vida eterna. Sim, são muitas narrativas paralelas e às vezes elas se atrapalham, mas no caso do núcleo histórico, que é todo em stop motion, a pluralidade de narrativas é um ponto positivo, pois os acontecimentos estão bem amarrados.

O grande destaque, é claro, será para a parte animada. Porém, é impossível não referenciar a sequência final de ação. A filmagem com lente de visão noturna é perfeita para causar tensão. Essa cena possui um clima que poderia ter aparecido mais ao longo do filme, mas de qualquer forma ficam os parabéns ao diretor Francesco Erba, pois na hora que o bicho pega ele sabe o que fazer.