XVII Fantaspoa | Carroña

Carroña
Data de Lançamento no Brasil: 09/04/2021
Direção: Luis Fernando Portales
XVII Fantaspoa

Em uma argentina pós-apocalíptica, Tisha sobrevive matando homens e roubando seus órgãos para vender. Com uma vibe bem Mad MaxCarroña já inicia com uma morte bastante violenta e sangrenta, anunciando a grande dose de sangue que está por vir. O figurino é bastante simples – o orçamento do filme foi de 10.000 dólares – mas passa bem o recado – por vezes lembra o figurino de um clássico B, O Inferno Chega a Frogtown (1988).

O longa pode ser dividido em quatro partes. Há uma introdução ao universo e à protagonista, uma missão que nada tem a ver com sua profissão de traficante de órgãos, ela cai em uma armadilha para, enfim, se vingar de todos. É uma estrutura narrativa simples que foca na violência, bem no estilo grindhouse, tendendo ao subgênero “estupro e vingança” – fica aqui o alerta de gatilho – que foi um dos temas discutidos em nossa terceira live mensal.

Há algumas dissonâncias no roteiro. A primeira é o fato de a missão recebida por Trisha não ter relação com seu ofício macabro. As explicações demoram um pouco para acontecer, o que suscita essa impressão de que há várias cenas que não levam a lugar nenhum. Mas é apenas uma primeira impressão. Mesmo no final do filme, quando há uma grande revelação, senti, em um primeiro momento, que não havia a menor necessidade de se explicar o passado da protagonista. Contudo, após a segunda revelação, as intenções do diretor ficaram mais claras, dando um impacto maior à ação.

A inspiração de Nayla Churruarin é, sem dúvidas, a Furiosa de Charlize Theron e o Max de Tom Hardy. Sua personagem possui poucos diálogos e uma expressividade muito introspectiva. A personagem não é muito carismática, como o Max de Hardy, mas ela consegue transmitir apenas com o olhar a existência de um passado de muita dor. É realmente um ótimo trabalho de atuação, e bastante difícil. Há pouquíssimos momentos de explosão, e eles fazem valer a pena.

Carroña está disponível gratuitamente na plataforma Wurlak até o dia 18/04, como parte do XVII Fantaspoa. É uma excelente oportunidade para ver filmes do mundo inteiro. Fica aqui a sugestão para quem está lendo conferir as produções latino-americanas.