O Ninho
(Il nido)
Data de Lançamento no Brasil: 09/04/2021
Direção: Roberto De Feo
XVII Fantaspoa
Samuel é um menino paraplégico que vive em uma grande mansão com sua mãe e outros adultos. A chegada de Denise abala a relação mãe e filho. A cada dia que passa ele está mais apaixonado pela adolescente e sua mãe, por outro lado, cada vez mais consumida pelo ciúme e pelo sentimento de superproteção que mantém em relação a ele.
Já de início o filme nos diz que há algo de errado. Quando era menor, o pai de Samuel tentou fugir com ele, mas foi perseguido pelos empregados da mansão, causando um acidente que paralisou as pernas do filho. Também fica evidente que o mundo lá fora não é mais o mesmo. Porém, até a última cena, não sabemos ao certo o que aconteceu, se uma guerra, uma pandemia ou o próprio apocalipse. O diretor coloca algumas dicas ao longo do filme para nos ajudar a decifrar antes da revelação.
O clima é, na maior parte do tempo, bastante claustrofóbico. Estamos presos dentro da casa com Samuel, sem ter para onde ir. Sem ter como fugir da mãe possessiva. Aos poucos vamos percebendo que a mãe não contou tudo o que sabe sobre o lado de fora. Ela acabou criando um mundo seguro para o seu filho e irá manter esse mundo até as últimas consequências.
O Ninho é uma produção italiana de 2019, mas que parece muito ter sido filmada no atual contexto pandêmico. A maneira como o diretor transforma a casa em um ambiente hostil e agoniante deve ser elogiada. A grande tensão é quebrada com cenas mais leves, que mostram o relacionamento crescente entre Samuel e Denise. São justamente essas cenas que fazem os acontecimentos seguintes serem ainda mais chocantes.
O filme dirigido por Roberto De Feo faz parte da mostra internacional de longas do XVII Fantaspoa. Irá agradar aos que gostam de um bom suspense, com tensão na medida certa. A desconstrução do mundo criado pela mãe é conduzida com a habilidade de um maestro. Não ficam coisas fora do lugar ou mal explicadas.