Mareld

Mareld
Data de Lançamento: 15/11/2019
Direção: Ove Valeskog
Cinefantasy 2020

Mareld é um filme sueco que está tendo seu lançamento no Brasil pelo 10º Cinefantasy. A história apresenta uma equipe de filmagem que vai a uma ilha a bordo de um catamarã. O diretor afirma querer explorar os limites da realidade, mas os atores se veem em meio a uma verdadeira confusão. Embora a questão de uma equipe de filmagem possa lembrar a dinâmica de Nightshooters (2018), Mareld possui algumas camadas a mais. Nós companhamos o filme fictício acompanhado de depoimentos dos atores, como que em um falso documentário.

Devido a essas camadas, é um pouco confuso se situar na narrativa. Há um filme sobre pessoas que viajam juntas, buscando locais para tirar fotos das modelos. Elas decidem ir a uma ilha em que, segundo uma lenda popular, reside o espírito de uma mulher que atraía marinheiros para a morte. Enquanto isso, há algumas inserções de depoimentos apenas para que saibamos que algo vai dar errado.

Na metade do filme acontece a primeira quebra. Um militar aparece e interrompe as filmagens. É exigido que a equipe se retire do local, mas eles decidem não obedecer. A partir de então, filme e realidade passam a se confundir., assim como os personagens e seus intérpretes. Nesse ponto ele se assemelha à ideia de um filme maldito como Antrum: O Filme Mais Mortal Já Feito (2019), mas sem a mesma força.

O diretor conduz o último ato com algumas dificuldades. A união entre o “filme dentro do filme” e a “vida real” ocorre apenas nas sequências finais. O grande problema é o fato de que o roteiro não escolhe para onde seguir e quer dar atenção em proporções iguais ao falso filme e ao que acontece à equipe de filmagem. Isso deixa a narrativa confusa e por vezes sentimos que o roteiro caminha em círculos.

Mareld (2019) possui um ótimo falso filme em seu roteiro. É difícil entender a escolha de Valeskog pela segunda camada de história. Ela não acrescenta em nada, poderia muito bem ser dispensada. Novamente cito Antrum: O Filme Mais Mortal Já Feito (2019), que conseguiu trabalhar com as duas camadas de forma louvável, nele, os depoimentos agregam ao filme e aumentam nossas expectativas quanto ao filme falso. Por outro lado, em Mareld a “vida real” não tem nada que desperte nossa curiosidade ou que nos ajude a entrar no clima do falso filme.