Possesso

Possesso
(Pos Eso)
Data de lançamento: 04/10/2014
Direção: Samuel Ortí Martí
Fantaspoa 2020

Aviso: Apensar de ser uma animação, Possesso não é um filme infantil!

Possesso é um filme de animação stop motion (sim, a técnica de A Fuga das Galinhas) de 2014. Já participou de outras premiações, como o Animamundi, mas foi apesentado ao público brasileiro na XVI edição do Fantaspoa. O diretor, Samuel Martí buscou homenagear grandes clássicos do cinema de horror como O Exorcista (1973), A Profecia (1976), A Morte do Demônio (1981) e Poltergeist – O Fenômeno (1982).

A história começa no Egito, com o padre Lenin – filho de pais comunistas – buscando uma relíquia sagrada e enfrentando todos os perigos que a tumba secreta oferece. Ele precisa vencer uma anciã maquina caça-níquel para não ser morto. Sua jornada é patrocinada por um homofóbico, ganancioso e glutão bispo.

No outro núcleo de personagens temos Trini, uma famosíssima dançarina de flamenco que enviuvou recentemente. Seu filho Danian começa a agir estranho. O psicólogo infantil enviado para lidar com o menino se torna um assassino sanguinário, desencadeando uma das sequências mais explícitas do longa. Trini ainda busca ajuda com uma cigana, antes de saber que deve procurar o padre Lenin, que nesse momento já havia se afastado da Igreja.

Possesso tem tudo o que um bom filme de possessão precisa: cenas nojentas, demônios voadores, pactos demoníacos, relíquias sagradas e um ritual de exorcismo. A trama conta até com uma revelação final, surpreendente. A batalha final se dá no próprio inferno, apenas aumentando o surrealismo – e a diversão – do roteiro.

Samuel Martí apresenta uma divertidíssima homenagem a clássicos do horror sem sacrificar cenas mais sangrentas. Os personagens são interessantes, a qualidade da animação é muito boa. Um filme recomendado para quem gosta de stop motion e quer ver um pouco de sangue e demônios voadores.